Notícias

Genilson Coutinho lança vídeo sobre Revolta de Stonewall

Genilson Coutinho,
24/06/2020 | 19h06

O ativista baiano Genilson Coutinho lançou na terça-feira (21) em seu canal no YouTube um vídeo sobre a Revolta de Stonewall, marco importante na historia de luta da comunidade LGBTQIA+.

No vídeo, Coutinho ressalta a importância desta data comemorada em junho no Brasil e no mundo. Para manter viva a memória da historia dos 51 anos da revolta e os 42 anos do movimento LGBTQIA+ no Brasil, o ativista retrata os protagonistas e como eles contribuíram para esse levante, além das conquistas pós-revolta.

Keila Simpson, presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e João Hugo, coordenador da Casa Aurora também participaram do vídeo.

“É preciso lembrar a importância de Stonewall para as lutas do movimento LGBTQIA+ não apenas em junho, mas todo dia, pois ali nascia um novo momento na luta contra a LGBTfobia e novos rumos às lutas da comunidade em diversas partes do mundo. Das modernas paradas que nascia em 70 com a primeira marcha que levou 10 mil pessoas às ruas de NY aos dias de hoje, Stonewall foi fundamental para historia que vivemos com muito orgulho”, ressalta e celebra Coutinho.

Além do vídeo, o ativista também irá utilizar sua conta no Instagram para falar sobre o Mês do Orgulho LGBTQIA+.

ORGULHO LGBTQIA+

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado anualmente em 28 de junho, no mundo todo. A data lembra um dos episódios mais marcantes da luta da comunidade gay por seus direitos, a Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York. Esse fato representa o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos LGBTs no século 20. Naquela data, a comunidade LGBT se rebelou contra uma série de invasões da polícia ao bar Stonewall Inn, frequentado predominantemente por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.