Gays se mobilizam no Dia Mundial de Combate a Aids

Sem categoria
1 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

 

O Grupo Gay da Bahia (GGB) começou a partir desta quarta, 30, as mobilizações das atividades de prevenção do HIV/Aids, em referência ao 1 de Dezembro, data mundial reservada para conscientização e prevenção da doença. Na Bahia, a Aids já infectou mais de 10 mil pessoas, sendo que a maior parte dos casos estão em Salvador.

“Muitas pessoas que se descobrem com a doença preferem se tratar na capital, por causa do estigma social ainda muito relevante em seus municípios”, diz Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

Na opinião do ativista, mesmo que pese a quantidade de informações sobre a doença divulgadas junto a população, ainda existe muito preconceito com as pessoas que vivem com HIV na Bahia.

Campanha –  Um total de 20 faixas foram instaladas no Centro da Cidade com autorização da Sucom e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). As atividades do GGB têm inicio nesta quinta, a partir das 10h. A entidade vai fazer um pedágio na sinaleira do Vale de Nazaré ostentando faixas estimulando o uso do preservativo e o diagnóstico precoce. Consta na programação, somente nesta quinta, a distribuição de 10 mil preservativos e folhetos educativos sobre prevenção do HIV, hepatites virais e HPV, este último um grande causador de câncer de colo de útero, pênis e ânus.

 

Uma exposição com cartazes ilustrando a prevenção da doença ao longo de trinta anos será aberta ao público na sede do GGB, no Pelourinho. A mostra é composta de 45 cartazes nacionais e internacionais e também terá projeção de vídeos educativos selecionados pelo sociólogo Aroldo Assunção.

 

No período da tarde, a partir das 14h, o GGB e o Grupo Gay de Lauro de Freitas estarão promovendo o pedágio com faixas e distribuição de preservativos na Estrada do Coco.

Fonte: GGB