Gayboa recebe Divina Valéria no Show “À minha maneira”

Sem categoria
9 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

Uma das mais famosas divas do transformismo, a atriz e cantora Divina Valéria, volta a Salvador onde fará 3 apresentações dias 12, 19 e 26 de setembro no Teatro Gamboa Nova às 20h, como parte das comemorações do mês da diversidade. Com o show “À Minha Maneira”, a artista faz um passeio musical por boleros, releituras de clássicos da MPB e famosas chansons francesas – ao mesmo tempo em que conta histórias reais e divertidas vividas por ela ao lado de grandes nomes do show business e personalidades internacionais.

No repertório, canções de autores brasileiros como Tom Jobim, Ary Barroso, Herivelto Martins e Roberto Carlos. Apresenta ainda sucessos da música francesa de Jacques Brel e uma homenagem a Edith Piaf, além de boleros de Roberto Cantoral e Dino Ramos e composições do cantor e compositor italiano Lucio Dalla. Todas devidamente intercaladas por relatos pessoais retirados dos anos em que viveu em Paris, quando era uma das principais estrelas do Carroussel, famosa casa de espetáculos com shows dos melhores travestis de todo o mundo.

Divina Valéria vai contar também casos divertidos vividos ao lado de nomes como Di Cavalcanti, Rogéria, Maria Callas, Jeanne Moureau, Charles Aznavour, Les Etoile, entre outros. “São histórias de uma época em que o glamour tinha outra conotação, mais próxima à experiência de viver entre pessoas únicas”, comenta, prometendo uma performance digna dos seus melhores shows em grandes casas da Europa, como o Olympia de Paris. “É um show para quem me conheceu naquela fase, mas também para quem sabe pouco sobre mim. É uma maneira de me apresentar para outra geração”, afirma.

ARTISTA DO MUNDO – Nos últimos anos, Divina Valéria escolheu Paris como sua cidade base, mas manteve uma ponte aérea ativa entre Bahia, Argentina e Uruguai, onde desenvolveu uma grande rede pessoal e profissional. Na capital baiana, por exemplo, estrelou espetáculos como Ema Toma Blues (escrito pela dramaturga Aninha Franco e com direção de Paulo Dourado) e Sob o Céu de Paris (com direção e roteiro do ator Ricardo Castro). Participou também do filme Cidade Baixa (de Sérgio Machado, ao lado dos atores Lázaro Ramos, Wagner Moura e Alice Braga) interpretando Zilú, a dona de um bordel. Já em Buenos Aires, Montevidéu e Punta Del Este, apresentou, até o ano passado, Uma Artista do Mundo, montagem dirigida pelo argentino Antonio Gasalla. Ganhou também as páginas de Vidas bien Vividas!, livro publicado pela editora Fin de Siglo no ano passado, com minibiografias de dez personalidades uruguaias. Detalhe: Valéria é carioca!

Estrela verdadeira sob o céu da capital francesa nas décadas de setenta e oitenta, Divina Valéria começou sua carreira artística em 1964 com o lendário show Les Girls na boate Stop, no Rio de Janeiro, junto com Rogéria, Brigitte e Marquesa. Teve Elizeth Cardoso como sua madrinha artística e conheceu o sucesso sob a direção de Augusto César Vanucci, Ronaldo Bôscoli, Leny Dale e Carlos Manga, e em espetáculos ao lado de Miéle, Agildo Ribeiro, Aracy de Almeida, Pedrinho Mattar e Peri Ribeiro. Sua voz marcante e grande presença de palco ganharam fama internacional, levando-a a apresentações na Ásia, América Latina e, finalmente, Europa. Em 2014, Divina Valéria completará 50 anos de carreira artística.

 

SERVIÇO:

Divina Valéria no show “À Minha Maneira”

Local: Teatro Gamboa Nova

Data: 12,19 e 26 de setembro  (sempre às quintas-feiras).

Horário: 20h

Courvet: R$ 30,00