“Garanto que o novo projeto de criminalização da homofobia não ficará no limbo”, diz Jean Wyllys

Social, Tem Direito
20 de janeiro de 2015
por Genilson Coutinho

jean-wyllys

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) elabora novo projeto para criminalizar a homofobia e avisa que este não cairá no limbo como o anterior, PLC 122/06, que tramitou por duas legislaturas até ser arquivado definitivamente.

Jean disse em entrevista  ao portal iG que a nova legislação deve integrar e articular mecanismos eficazes e modernos “de combate a todas as formas de preconceito, discriminação e violência motivada em discursos de ódio”, e abranger também o racismo, machismo, xenofobia e outras formas de preconceito. “Sou partidário de integrar tudo isso numa mesma lei, abrangendo as questões cíveis, trabalhistas, migratórias, de defesa do consumidor e não apenas a questão penal”, afirma.

O deputado diz que a primeira versão do projeto deve ficar pronta em abril. Ele deve conversar com diversos setores, além da comunidade LGBT, mulheres e negros e também religiosos, como a Igreja Católica, protestantes e comunidade judaica, dentre outros. “Mas não há diálogo com quem prega o ódio contra os outros.”

“Parecerá difícil no início, mas eu te garanto que dessa vez não serão oito anos no limbo pra depois ser arquivado. Mais tarde ou mais cedo, o amor e a razão vencerão o ódio”, diz.