AIDS em pauta

Notícias

GAPA Itabuna representa Bahia no Encontro Nacional do Fundo Positivo

Genilson Coutinho,
01/12/2020 | 13h12

Devido à pandemia do Covid-19 (novo coronavírus), o Encontro Nacional de Projetos Apoiados pelo Fundo Positivo que, este ano, seria realizado presencialmente em Belém do Pará, manteve sua programação e acontece de forma virtual até o dia 26 de novembro. O Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (GAPA) de Itabuna é a única organização que representa o estado da Bahia.

Nesta terceira edição, o Encontro Nacional de Projetos Apoiados pelo Fundo Positivo busca debater os avanços e desafios, diretos e indiretos, da atual pandemia do Covid-19 (Coronavírus) e seu impacto no desenvolvimento dos projetos capitaneados por essas organizações. Serão 3 dias de intensas discussões com destaque para os seguintes temas: Relação do Covid-19 com o HIV, Racismo estrutural e Covid-19.

Com sede em São Paulo, o Fundo Positivo foi criado em 2014 com a missão inicial de mobilizar recursos para financiar projetos sociais das OSCs que trabalham no campo do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Nos últimos anos, entretanto, o Fundo ampliou sua área de atuação para além da saúde sexual e reprodutiva, passando a englobar também temas como diversidade; inclusão social e defesa dos direitos humanos. Ao todo, já foram mais de 120 projetos sociais apoiados de norte a sul do país. Mais de 1 milhão de beneficiários diretos e mais de 6 milhões de pessoas beneficiadas indiretamente.