Comportamento

HIV em pauta

Social

GAPA Bahia realiza Jornadas sobre Juventude, HIV/AIDS e Direitos Humanos a partir desta terça (13), em Salvador

Genilson Coutinho,
12/12/2016 | 19h12

Como parte das ações para o Dia Mundial contra a AIDS – 1º de dezembro – o GAPA Bahia, com o apoio do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids- UNAIDS; CESE, Motirõ Bahia, a Prefeitura de Salvador e Site 2 terços, realizarão as I Jornadas sobre Juventude, HIV/AIDS e Direitos Humanos- Respostas sociais frente às vulnerabilidades, que acontecerá na Fundação Visconde de Cairu, de 13 a 15 de dezembro, de 9 a 17h.

Com o objetivo de Contribuir para estabelecer estratégias inovadoras que concorram para o fortalecimento da resposta articulada ao HIV, turismo sexual e direitos humanos entre jovens na cidade de Salvador.

As Jornadas é uma proposta de três eventos, que pretendem trabalhar as problemáticas do HIV/AIDS no contexto dos direitos humanos assim como prevenção nos eventos de massa como Carnaval e o turismo sexual.

A estratégia é realizar três dias de debates e trabalhos relacionados, porém, não necessariamente dirigidos à mesma problemática ou ao mesmo público. Serão realizados Bate Papos, Rodas de conversa, exibição de filmes com debates etc.

As Jornadas focará a temática nos jovens, já que se percebe  um cenário de epidemia concentrada na população jovem e, com maior intensidade, entre grupos populacionais específicos, chamados de populações chave .

Dados

Como tem acontecido mundialmente, a infecção pelo HIV tem aumentado entre os mais jovens em Salvador. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, a taxa de detecção do HIV/AIDS por 100.000 habitantes entre jovens de 15 a 24 anos quase triplicou para 46,7 em 2015 – contra os 16,8 registrados em 2010. Essa tendência de aumento da epidemia tem contribuído também para uma elevação no número de pessoas hospitalizadas em Salvador nos últimos anos, em decorrência de complicações causadas pela AIDS.

As Jornadas buscam também chamar atenção para estratégias de prevenção nos eventos de massa de Salvador, como o Carnaval e as festas de verão, assim como com o turismo sexual e tráfico de pessoas para fins sexuais.

Informações importante sobre o HIV

A prevenção é um dos pilares mais importantes da resposta ao HIV. A chamada prevenção combinada oferece um leque de métodos e ferramentas para que as pessoas se protejam e protejam seus parceiros, evitando a infecção pelo HIV. Fazem parte da prevenção combinada: os preservativos masculino e feminino – considerados ainda a principal forma de proteção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) -; o teste rápido para o HIV – que é gratuito e sigiloso na rede pública de saúde -; a profilaxia pós-exposição (PEP) – tratamento de 28 dias que precisa ter início em até 72 horas após a exposição -; e o tratamento antirretroviral; entre outros.

Não existe cura para a AIDS, no entanto, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais para garantir uma qualidade de vida boa as pessoas que vivem com HIV/AIDS. O preconceito, a discriminação e o estigma em relação ao HIV ainda são alguns dos principais obstáculos para a Aceleração da Resposta à epidemia de AIDS, assumida mundialmente pelo Brasil durante a última Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre o Fim da AIDS (junho de 2016) e particularmente por mais de 20 municípios brasileiros – entre os quais Salvador – por meio da assinatura dos compromissos da Declaração de Paris.

O objetivo das ações é promover essa sensibilização e mobilização dos jovens soteropolitanos para a necessidade da testagem, do tratamento e dos cuidados com o HIV.

Local: Fundação Visconde de Cairu, Rua do Salete 50, Barris
Data: 13 a 15/12, das 9 à 17h
Inscrições: Gratuitas pelo https://goo.gl/forms/s5fKXFYSYjkX6CVy2  ou no local do evento.
Contato: 3241-3831

Veja a programação