Gapa Bahia presente com ações inovadoras de prevenção e testagem para HIV na 18ª Parada LGBT da Bahia

AIDS em pauta, Notícias
21 de setembro de 2019
por Genilson Coutinho

No próximo domingo (22), o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia – GAPA Bahia estará presente com importantes ações de prevenção e testagem na Parada LGBT da Bahia.

“Orgulho Combinado” é a nova estratégia pra prevenção e incentivo à testagem para HIV, dirigido à população LGBTI. O nome faz referência ao “orgulho” da luta por direitos da população LGBTI e “combinado” à estratégia de prevenção combinada implementada pelo Ministério da Saúde.  Nessa estratégia o SUS coloca à disposição da população um leque de estratégias e tecnologias avançadas para a prevenção do HIV como a testagem precoce, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP). Além de continuar disponibilizando preservativos como as barreiras mais eficazes para prevenção do HIV e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).

A ação será realizada no circuito na 18ª Parada LGBT, no estacionamento frente à Fonte Nova e contará com uma unidade móvel, da Secretaria Municipal de Saúde, realizando testagem para HIV e sífilis,  e o Test Truck, do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador, com disponibilização de preservativos, orientações sobre a testagem e orientações sobre Prevenção Combinada.

Este ano a grande novidade é o autoteste para HIV, que está em fase de implementação na rede pública de saúde.

Também no percurso a “Pipoca da Prevenção”, estratégia exitosa de intervenção de rua, estará movimentando a galera levando preservativos e informações de maneira lúdica e descontraída.

As ações são realizadas em parceria e apoio do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, Brot für die Welt, UNICEF e UNAIDS.

Procure a gente, informe-se!