Ganhadeiras de Itapuã, Zezé Motta e Aiace apresentam “Toda Mulher é Meio Chica da Silva” no Carnaval da Bahia

Música, No Circuito
2 de fevereiro de 2016
por Genilson Coutinho

Escrava, dona de uma força capaz de livrar-se do preconceito e ser aceita numa sociedade separatista do século XVIII, Chica da Silva foi um marco para liberdade da mulher na história do país. O espetáculo musical, inteiramente baseado nessa temática, será composto por muito samba de roda e ijexá, além de músicas autorais de cada uma das artistas. Ganhadeiras, Zezé e Aiace dividem o palco em muitos momentos e, apresentam também canções que marcam suas carreiras. “É importante falar em Chica da Silva principalmente nesse momento em que estamos mais atentos às questões femininas, à luta das mulheres”, destaca Aiace.

Aos 70 anos de idade – e quase 40 anos após o lançamento do filme ‘Xica da Silva’ de Cacá Diegues –, Zezé já perdeu a conta de quantas mulheres a agradecem por ter feito Xica. Ainda hoje, a atriz e cantora é inspiração para quem busca força e garra para enfrentar as adversidades da vida. Por isso, ninguém melhor do que ela para trazer sua interpretação forte e única para esse encontro que ficará marcado na história do Carnaval de Salvador.

A voz das mulheres é o que rege o grupo sociocultural As Ganhadeiras de Itapuã. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2015, o grupo resgata as tradições do samba-de-roda (patrimônio imaterial da humanidade), dos grandes compositores e poetas da Bahia e tem objetivo de construir a autoestima de toda uma geração de mulheres do bairro de Itapuã. O grupo traz entres as suas componentes algumas descendentes diretas das antigas Ganhadeiras, mulheres que representaram o primeiro movimento de empoderamento feminino registrado no Brasil.

A baiana Aiace, vocalista da banda Sertanília, completa as vozes femininas do show. Unindo o canto do mar e o urbano ao canto do sertão, a artista representa a renovação da música de raiz. Com voz suave cheia de personalidade e elementos das raízes ancestrais afro‐baianas, Aiace ganhou notoriedade sendo indicada para ao Prêmio Caymmi de Música em três categorias: Melhor Intérprete, Melhor Direção Musical e Melhor Técnico de Som.

Serviço:

Show Toda Mulher É Meio Chica da Silva – Zezé Motta, As Ganhadeiras de Itapuã e Aiace

Data: 7 de fevereiro (domingo)

Local: Largo do Pelourinho

Horário: 18h

Evento GRATUITO