Música

No Circuito

Gab Ferreira lança primeiro single gravado em estúdio

Genilson Coutinho,
26/03/2020 | 19h03

Em nova fase na carreira, depois de lançar EP ao vivo, em 2018, Gab Ferreira mergulha nas suas principais referências e lança o primeiro single, intitulado “Linda Assim”, no dia 27 de março, nas plataformas digitais. A canção, do compositor e artista baiano Betho Wilson, fala sobre afeto e enaltece a beleza da mulher e, neste trabalho, une a leveza da voz de Gab ao balanço dos tambores afro-baianos, em uma mistura de samba-afro, samba-reggae e a cumbia.

“’Linda Assim’ já estava prevista para ser lançada nesta data, no mês da mulher, ressaltando a necessidade de refletirmos sobre o afeto, o autocuidado e a empatia. Acredito que isso nos ajudará a atravessar este momento conturbado que estamos passando. Precisamos estar bem para dar e receber um abraço caloroso, quando a tempestade passar”, comenta Gab.

Para concepção do arranjo do single, a cantora convidou os músicos Tiago Nunes (percussionista), Ejigbô (baixista) e Jefferson Luís (violonista). A gravação foi realizada na Casa de Tambor, pelos próprios arranjadores, e contou com a participação especial do trompetista Sinho Cerqueira.

Além da voz doce e marcante, Gab traz como marca a força e mistura da música baiana. Tem como principais influências as cantoras Vanessa da Mata, Margareth Menezes e Daniela Mercury, além de artistas e bandas como Saulo, Jau, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ilê Aiyê, Olodum, Timbalada e de artistas internacionais, como India Arie, Sade e das lusitanas Yola Semedo, Sara Tavares e Mayra Andrade.

Carreira
Quando apareceu com destaque, primeiro no programa SuperStar (em 2016) ainda à frente da banda Alphazimu, depois sozinha, no The Voice Brasil (no qual chegou à semifinal, em 2017), ambos da Rede Globo, a baiana Gab Ferreira mostrou talento e surgiu como aposta no fértil cenário da música no estado.

Graças à participação nos dois realities musicais, a artista ganhou considerável visibilidade representando a Bahia. No primeiro, participou junto à banda Alphazimu, grupo que fez parte por três anos, sendo muito elogiada pelos jurados (Daniela Mercury, Sandy e Paulo Ricardo).

“O The Voice inaugurou minha carreira solo”, afirma Gab Ferreira. O programa foi, de fato, um marco na carreira da artista, chegando com o pé direito na nova fase. Gab destacou-se não só pela autenticidade em apresentar clássicos da música afro-brasileira, como também pela representatividade em rede nacional. “Ela é autêntica, tem a voz que o Time Brown queria”, comentou Brown sobre a performance da artista.

Vislumbrando um olhar mais profundo sobre as suas referências, a artista percebeu a potência que há na suavidade da sua voz associada aos ritmos afro-baianos e assim tem construído sua identidade musical.

Nessa nova etapa, a artista tem conquistado o público através de vídeos no Instagram interpretando clássicos da MPB, dos blocos afro e da Axé Music, como a versão de “Você é Linda”, de Caetano Veloso, “Depois Que o Ilê Passar”, do Ilê Aiyê, e “Rosa”, do Olodum.

SERVIÇO
Single ’Linda Assim’
Data de lançamento: 27 de março (sexta-feira)
Plataformas digitais: Spotify, Deezer, Apple Music e iTunes Store