Gab Ferreira lança primeiro single gravado em estúdio

Música, No Circuito
26 de março de 2020
por Genilson Coutinho

Em nova fase na carreira, depois de lançar EP ao vivo, em 2018, Gab Ferreira mergulha nas suas principais referências e lança o primeiro single, intitulado “Linda Assim”, no dia 27 de março, nas plataformas digitais. A canção, do compositor e artista baiano Betho Wilson, fala sobre afeto e enaltece a beleza da mulher e, neste trabalho, une a leveza da voz de Gab ao balanço dos tambores afro-baianos, em uma mistura de samba-afro, samba-reggae e a cumbia.

“’Linda Assim’ já estava prevista para ser lançada nesta data, no mês da mulher, ressaltando a necessidade de refletirmos sobre o afeto, o autocuidado e a empatia. Acredito que isso nos ajudará a atravessar este momento conturbado que estamos passando. Precisamos estar bem para dar e receber um abraço caloroso, quando a tempestade passar”, comenta Gab.

Para concepção do arranjo do single, a cantora convidou os músicos Tiago Nunes (percussionista), Ejigbô (baixista) e Jefferson Luís (violonista). A gravação foi realizada na Casa de Tambor, pelos próprios arranjadores, e contou com a participação especial do trompetista Sinho Cerqueira.

Além da voz doce e marcante, Gab traz como marca a força e mistura da música baiana. Tem como principais influências as cantoras Vanessa da Mata, Margareth Menezes e Daniela Mercury, além de artistas e bandas como Saulo, Jau, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ilê Aiyê, Olodum, Timbalada e de artistas internacionais, como India Arie, Sade e das lusitanas Yola Semedo, Sara Tavares e Mayra Andrade.

Carreira
Quando apareceu com destaque, primeiro no programa SuperStar (em 2016) ainda à frente da banda Alphazimu, depois sozinha, no The Voice Brasil (no qual chegou à semifinal, em 2017), ambos da Rede Globo, a baiana Gab Ferreira mostrou talento e surgiu como aposta no fértil cenário da música no estado.

Graças à participação nos dois realities musicais, a artista ganhou considerável visibilidade representando a Bahia. No primeiro, participou junto à banda Alphazimu, grupo que fez parte por três anos, sendo muito elogiada pelos jurados (Daniela Mercury, Sandy e Paulo Ricardo).

“O The Voice inaugurou minha carreira solo”, afirma Gab Ferreira. O programa foi, de fato, um marco na carreira da artista, chegando com o pé direito na nova fase. Gab destacou-se não só pela autenticidade em apresentar clássicos da música afro-brasileira, como também pela representatividade em rede nacional. “Ela é autêntica, tem a voz que o Time Brown queria”, comentou Brown sobre a performance da artista.

Vislumbrando um olhar mais profundo sobre as suas referências, a artista percebeu a potência que há na suavidade da sua voz associada aos ritmos afro-baianos e assim tem construído sua identidade musical.

Nessa nova etapa, a artista tem conquistado o público através de vídeos no Instagram interpretando clássicos da MPB, dos blocos afro e da Axé Music, como a versão de “Você é Linda”, de Caetano Veloso, “Depois Que o Ilê Passar”, do Ilê Aiyê, e “Rosa”, do Olodum.

SERVIÇO
Single ’Linda Assim’
Data de lançamento: 27 de março (sexta-feira)
Plataformas digitais: Spotify, Deezer, Apple Music e iTunes Store

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.