Fusca: Festival de sustentabilidade cultura e arte

Arte e Exposições, Destaques, Gastronomia, Literatura, No Circuito
14 de maio de 2017
por Redação

O Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte – FUSCA é um programa do eixo de cultura da Coordenação de Extensão Comunitária da Unifacs – Universidade Salvador, que tem como objetivo incentivar, promover e realizar atividades de arte e cultura, não apenas no âmbito da Universidade, mas também em espaços públicos, culturais e pontos de cultura da Cidade do Salvador.

O programa é realizado semestralmente, desde 2015, pela Unifacs e integra os projetos desenvolvidos pelos professores e alunos dos mais diversos cursos oferecidos pela instituição, além de parceiros e colaboradores voluntários. Os eventos promovidos pelo Fusca são abertos ao público e sem fins lucrativos.

O Fusca opera na perspectiva da produção e promoção da arte e da cultura popular, tradicional e alternativa, e dos temas que envolvem as questões ambientais, sociais, de sustentabilidade e do consumo consciente, através da participação direta, da reflexão e do entretenimento, reunindo comunidade acadêmica, sociedade civil, artistas, empreendedores sociais e arte educadores, propondo dialogar com comunidades e a sociedade em geral, fomentando a circulação da cultura e o fortalecimento da cidadania através das artes, educação ambiental e da economia criativa.

Professora Beth Dantas / Foto: Genilson Coutinho

Em 2017.1, o FUSCA aborda o tema Arte e diversidade, e nessa perspectiva, realiza o Festival da Diversidade, que tem como objetivo sensibilizar os públicos para a produção e o consumo da arte e da cultura em todas as suas formas de manifestação, e dos temas que envolvem as questões dos direitos humanos e promoção da cultura da paz, através da participação direta, da reflexão e do entretenimento, além de estimular o intercâmbio dos projetos dos atores envolvidos, como forma de divulgação e visibilização.

EDIÇÕES ANTERIORES

#FuscaNoSolar

Realizamos o #FuscaNoSolar, em parceria com a Rede de Arte e Cultura do Engenho Velho de Brotas, através do movimento Ocupe Solar, visando à reestruturação e revitalização da área do Parque Solar Boa Vista (33 metros quadrados de área verde).

O Fusca no Solar ocorreu em um sábado, das 9h às 21h, e contou com a participação de 200 expositores e 200 artistas, além de 30 empreendimentos de economia criativa, 35 atrações entre bandas, performances, dança, teatro, plantio de mudas, limpeza do Parque, pintura de um painel de 8 metros em graffiti, pelo artista plástico Denissena, no foyer do Cine Teatro Boa Vista, manutenção da iluminação de todo o Parque, pesquisa social no entorno.

#FuscaHipHopNoSolar

O Fusca convidou o Coletivo baiano Sotero Hip Hop para realizarem juntos a segunda edição do #FuscaNoSolar. O evento aconteceu no dia 26/09/2015, sábado com workshops, mostra de cinema, sarau de poesia e apresentações de música e dança.

#FuscaNoBrechó

Realizamos o #FuscaNoBrechó, em parceria com o BrechóEcoSolidário em 2015, em comemoração aos seus 10 anos.

#FuscaNoParque

Realizamos o Fusca no Parque da Cidade nos dias 11 e 12 de junho de 2016, dando continuidade aos eventos de reinauguração do Parque, ocupando, com atividades de arte e cultura e educação ambiental, nas diversas áreas do espaço, através de oficinas, feiras e diversas ações esportivas, cênicas e musicais.

O #FESTIVALDADIVERSIDADE

O Festival da Diversidade acontecerá em três espaços distintos, conectados pela energia que emana do bucólico Bairro do Santo Antônio: a Praça, o Espaço Marques, que integra a Paróquia e o Forte do Santo Antônio, que serão ocupados por projetos da comunidade artística local, moradores, estudantes e professores da Unifacs, além de artistas, poetas, músicos e expositores parceiros, que irão rechear os ares do Bairro do Carmo de cores e de muita alegria, proporcionando lazer e entretenimento aos visitantes.
A realização do FUSCA – Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte, nesta terceira edição, no Bairro do Santo Antônio, visa contribuir com o projeto de revitalização dos espaços públicos de Salvador, como local de socialização e promoção da cidadania, além de motivar e sensibilizar a comunidade e a sociedade para que possam usufruir do ambiente e dos projetos culturais e ambientais ali realizados, com segurança conforto.

O Fusca irá acontecer nos dias 01, 02, 03 e 04 de junho, com o tema Arte e Diversidade, com a finalidade de reunir a academia, a comunidade do Santo Antônio Além do Carmo, artistas, arte educadores e parceiros em atividades que favorecem o espírito da sustentabilidade, o incentivo à arte e cultura, aos Direitos Humanos e à Cultura da Paz.

Nesse sentido, diversos eventos estão programados, em parceria com a Paróquia do Santo Antônio, através de uma ação coletiva com a Associação de Moradores, artesãos, artistas, produtores culturais, comerciantes e arte educadores, com vistas a dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelos moradores, bem como os desenvolvidos pela comunidade acadêmica da universidade.

O Festival da Diversidade é colaborativo e sem fins lucrativos, e oferece inúmeras atividades e apresentações artísticas gratuitas e abertas ao público, e durante todo o evento os voluntários estarão recebendo doações de alimentos não perecíveis, kits de higiene, fraldas descartáveis, material escolar e de arte, que serão doados à Paróquia, que irá distribuir entre os seus projetos

de assistência social. Além disso, estaremos recebendo doações de ração e produtos destinados à Associação Protetora de Animais.

Programação

 A programação do evento consta de atividades diversas, desenvolvidas por alunos e professores da Unifacs, artistas da Rede de Arte e Cultura do Santo Antônio e convidados.

 Feira de artesanato e vestuário, oficinas de modelagem e reciclagem com papel e garrafa pet, atividades com artes visuais, exposição fotográfica, recitais de poesias, oficinas de graffiti, performances teatrais, música e ações formativas.

Espaço Zen, com massagem relaxante, Espaço Saúde e Qualidade de Vida, para aferição de pressão e orientação sobre DSTs, e outras informações. Apresentação de protótipos e tecnologias sociais para a comunidade. Atividades esportivas. Comercialização de mudas.

Roda de samba – Quadrilha da Diversidade – Recital – Varal de poesias – Parquinho na Praça – Brincadeiras infantis – Jogos – Pinturas – Exibição de documentários – Apresentação de grupos culturais – Apresentação de bandas e Grupos de Rap – Coral, Danças e Performances.

Quadrilha da diversidade

A Quadrilha da Diversidade brinca com o tema do Festival, e tem o intuito de criar um clima festivo e harmonioso entre alunos, estudantes, parceiros e comunidade do Santo Antônio, recriando as tradicionais quadrilhas juninas, com um toque criativo e um enfoque para a diversidade de gênero, etnias e religiões.

SERVIÇO

O QUE: FESTIVAL DA DIVERSIDADE
QUEM: FUSCA – FESTIVAL UNIFACS DE SUSTENTABILIDADE, CULTURA E ARTE
ONDE: SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO
QUANDO: 1 A 4 DE JUNHO DE 2017
CATRACA LIVRE

Conheça o Fusca:

Video #FuscaNoSolar

https://www.youtube.com/watch?v=v5Esaw0JZuM

Vídeo #FuscaNoParque

https://vimeo.com/174149331
Clip da música oficial  #ManifestoFusca

https://www.youtube.com/watch?v=a4S9K3Xi3W4

Visite a página do Fusca no Facebook
https://facebook.com/nossofusca

Visite o instagram do FUSCA
https://instagram.com/nossofusca