Serviços

Fundação Telefônica Vivo facilita acesso a conteúdos digitais de educação e cursos gratuitos durante período de fechamento das escolas no país

Genilson Coutinho,
10/04/2020 | 17h04

A Vivo, ciente de sua responsabilidade social, vem aplicando diversas medidas para garantir conexão e informação durante a pandemia da COVID-19 e, além de iniciativas voltadas para os clientes da operadora, também está trabalhando no contexto educacional, uma vez que escolas de todo o país estão com suas aulas paralisadas. A Fundação Telefônica Vivo, braço social da operadora, reforçou a disponibilidade de acesso a suas plataformas digitais de educação, tanto com conteúdo específico para professores, como para pais e alunos interessados em complementar a grade curricular de forma gratuita.

O Escola Digital é uma dessas plataformas e concentra mais de 30 mil recursos digitais voltados a estudantes, pais e professores. O objetivo é aprender ou ensinar diferentes assuntos de forma mais atraente, de maneira que complemente o aprendizado do aluno. A busca pode ser feita por disciplinas, formato de mídias e/ou etapas da Educação Básica. Temas simples como “tabuada”, “sistema solar” ou “descobrimento do Brasil”, por exemplo, podem ser apresentados por meio de texto, imagens ou vídeos e de acordo com a série do aluno.  Alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os conteúdos podem ser acessados tanto por computadores como por celulares ou tablets e o professor tem a sua disposição a possibilidade de enviar os conteúdos selecionados diretamente aos seus alunos. Para utilizar a plataforma, basta acessar https://escoladigital.org.br/.

O Escolas Conectadas é uma plataforma voltada à formação continuada de professores e oferece cursos gratuitos, sempre alinhados às competências e habilidades descritas na BNCC. Hoje, há 35 diferentes cursos disponíveis, divididos em várias modalidades e com cargas horárias de até 40 horas, além de certificações por instituições de Ensino Superior e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), voltado para professores do Ensino Fundamental I e II. Os cursos auto formativos podem ser concluídos em até um mês, não são mediados e têm mais flexibilidade para serem encaixados à rotina. A Fundação também disponibilizou uma nova forma de organizar os cursos, por trilha formativa. Agora, além dos educadores poderem selecionar cursos por temas isolados, também podem seguir uma trilha de inovação em temas específicos, como Tempo e Espaço, Currículo, Práticas, Relações ou Cultura Digital. O objetivo de ter os “Caminhos para a Inovação” é possibilitar que o professor monte seu próprio percurso, e assim, ter mais autonomia. Cada tema tem um leque de cursos relacionados e é possível montar uma grade de cursos de acordo com o contexto de cada um. Para conhecer todas as opções disponíveis, basta acessar escolasconectadas.org.br.

E, pensando nos jovens do ensino médio, a Fundação também conta com o Pense Grande.org, um portal de empreendedorismo social, que disponibiliza toda a metodologia Pense Grande, um material completo com conceitos, dicas e exercícios onde educadores e estudantes tem à disposição conteúdos de empreendedorismo social alinhados ao novo ensino médio, e podem se aprofundar em temas como Projeto de Vida, uso de tecnologia e desenvolvimento de projetos

Todas as plataformas de ensino a distância da Fundação Telefônica Vivo estão disponíveis gratuitamente. A Fundação acredita que nada substitui a presença e o papel do professor na formação e no desenvolvimento das crianças e jovens. “O intuito é continuar contribuindo com a educação pública, frente ao cenário de suspensão de aulas de milhões de estudantes brasileiros, com a esperança que, em breve, todos possamos voltar à normalidade cotidiana”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.