Fundação Pedro Calmon promove atividades sobre diversidade nas Bibliotecas Estaduais

Redação,
04/09/2023 | 23h09

A 20° Parada LGBT+ da Bahia está de volta após quatro anos sem ser realizada. O evento será no dia 10 de setembro, e, em alusão e celebração da pauta do respeito à diversidade, a Fundação Pedro Calmon (FPC), instituição vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), promove nos dias 05 e 06 de setembro, rodas de conversa com especialistas, sobre visibilidade, acolhimento, leis, entre outros temas, para reforçar as lutas do público LGBT+ na sociedade.

“As atividades culturais sobre a temática da diversidade estão fazendo parte da programação cultural do SEBP nesse mês, proporcionando apresentações lúdicas, rodas de conversa, encontro com escritores, dentre outras atividades que dialogam sobre os aspectos que contemplam um tema tão relevante para construção social”, explicou a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon (SEBP/FPC), Tamires Neves.

Na Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizada no bairro Barris, em Salvador, na próxima terça-feira (05/09), a partir das 15h, será promovida em parceria com a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Rio Vermelho e o Centro de Promoção dos Direitos LGBT (Casarão da Diversidade), a Roda de Conversa sobre “Visibilidade Bissexual e Acolhimento LGBTQIAPN+”, com as convidadas Erica Capinan, Pedagoga, Diretora do Departamento LGBT na Prefeitura de Lauro de Freitas), e com Ellen Borges, Integrante de coletivo LGBTQIAPN+ em Camaçari.

Já na Biblioteca Anísio Teixeira, a conversa será sobre “Diversidade, Racismo e as leis de combate a LGBTFobia e o racismo no Brasil”, na terça-feira (05/09), às 10h, com o convidado Genilson Coutinho. Ainda na quinta (05/09), na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, em Itaparica, a partir das 14h, o debate será sobre a temática “Se reconhecer como uma pessoa LGBTQIAPN+ e se abraçar”, com a Dra. Luciana Mariano, em parceria com a ONG Ilha das Crianças, através do Projeto Maria.

Tributo a Sapoti: Da vida para vida

Encerrando as rodas de conversa da Semana da Diversidade no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas coordenado pela Fundação Pedro Calmon, acontece na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Vão do Foyer em Itaparica, uma ação cultural em homenagem ao itaparicano Antônio Carlos Silva, mais conhecido como Sapoti, percussor da referência LGBTQIPNA+ na ilha de Itaparica.

O evento acontece na próxima quarta-feira (06/09), às 15h, com os convidados, David Brasil, Marriete Lafon, Luli de Paula e Brendah Barbiere, e conta com a plantação de um pé de sapoti, um ato simbólico ao homenageado, Exposição Sapoti: Da vida para vida, bate-papo sobre “Quem foi Sapoti?” e o Desfile: Amores de Sapoti.

Para mais informações acesse www.fpc.ba.gov.br ou nosso Instagram @fpedrocalmon