Funceb lançará catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

Arte e Exposições, No Circuito
29 de outubro de 2019
por Genilson Coutinho

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), lança nesta terça-feira (29), às 17h30, no Palacete das Artes, em Salvador, o Catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. O evento terá participação dos premiados residentes em Salvador: Eriel de Araújo Santos (premiado na categoria Trabalhos de Inovação e Experimentação) e Max da Rocha Fonseca (selecionado para exposição e catálogo na categoria Ancestralidade e Representação); além dos membros do júri Célia Aguiar, Cristina Damasceno e Paulo Coqueiro.

Dentre as 144 páginas do catálogo, as fotografias explanam os conceitos de territorialidade e civilidade; a presença e a importância do negro no Brasil; as relações do ser humano com a natureza e as memórias afetivas. O catálogo tem curadoria do coordenador de Artes Visuais da Funceb, Marcelo Reis. A tiragem inicial é de mil exemplares.

Completam o trabalho os 12 selecionados para menção honrosa, além dos três premiados desta sétima edição. O fotógrafo Daniel Soares venceu a categoria Ancestralidade e Representação com a obra “Vale das Ocupações”; Ana Mendes venceu a categoria Fotografia Documental com a obra “Pseudo Indígenas”. Além do baiano Eriel Araújo que foi o campeão da categoria Trabalhos de Inovação e Experimentação com a obra “Imagem-Concreto”.

Vale catálogo – Quem esteve no lançamento da exposição coletiva do Prêmio Pierre Verger, no dia 9 de outubro, recebeu um ticket e pode trocá-lo por um dos 150 exemplares do catálogo que serão distribuídos em seu lançamento.

Exposição Coletiva – A visitação da Exposição Coletiva acontece até o dia 24 de novembro, de terça a sexta-feira (13h às 19h), sábado e domingo (14h às 18h), na Sala Mário Cravo Junior, no Palacete das Artes.

Palacete das Artes – O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Seu espaço é constituído da Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., que abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e outros países; uma loja e café bar. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia. Foi o primeiro imóvel de estilo eclético tombado pelo IPAC, em 1986.

Serviço:

Prêmio Pierre Verger – lançamento do catálogo

Quando: 29 de outubro, às 17h30

Onde: Palacete das Artes, em Salvador (Rua da Graça, 284 – Graça)

Gratuito