Franqueados premiados do Boticário visitam unidades fabris da marca na Bahia

Serviços
30 de novembro de 2018
por Genilson Coutinho

Um grupo de 15 franqueados do Boticário visitou a planta industrial da marca em Camaçari, na Bahia, e o motivo não podia ser mais especial. Eles foram os destaques regionais em seus negócios, reconhecidos pela franqueadora por meio do Instrumento de Análise de Franquias – o IAF – em 2018.

Entre os dias 7 e 10 de novembro, os melhores da rede de franqueados conheceram as principais unidades fabris da região, como o segundo Centro de Distribuição (CD) do Boticário no Brasil, em São Gonçalo dos Campos. A unidade, que já expediu mais de 45 milhões de produtos e atende a 14 estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste, é o primeiro CD da região a obter uma das mais importantes certificações em sustentabilidade do mundo: o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Os convidados também visitaram a fábrica do Grupo Boticário, inaugurada em setembro de 2014 na cidade de Camaçari, considerada a fábrica de beleza mais sustentável do Brasil e que também recebeu a certificação LEED, em 2016. A planta produz cosméticos e artigos de perfumaria e os franqueados conheceram de perto todo o processo de fabricação e envase dos itens que abastecem as suas lojas.

A franqueada Eudete Brito Alves Passos ficou encantada com as instalações. Ela e o marido Luiz Celso possuem quatro lojas e centrais de venda direta nas cidades de Remanso, Casa Nova e Sobradinho, na Bahia. Com 26 anos atuando com O Boticário, esta é a segunda fez que recebem o IAF. “É muito bom fazer um bom trabalho e ser reconhecida. Agradeço a equipe treinada e comprometida, e o apoio dos times da indústria, que nos ajudam muito a manter o bom padrão e resultados”, afirmou Eudete.

Para ela, trabalhar com espírito de liderança e motivação da equipe são os pilares de uma boa gestão. “Comprometimento é o segredo. Sempre dividi tudo com a equipe, envolvendo os funcionários no trabalho, deixando todos cientes de tudo e dizendo o que cada um deve fazer. Gosto de trabalhar com metas, premiar funcionários e acompanhar de perto cada detalhe”, explica.

O franqueado Karabet Bagdasaryan, do interior de São Paulo, recebe pela terceira vez o prêmio IAF. São mais de 36 anos na marca, com pontos de venda nas cidades de São José do Rio Preto, Catanduva, Jales, Araçatuba, entre outros municípios do interior paulista. Ele e a esposa Márcia possuem 19  lojas e quiosques, além de pontos de venda direta, e acreditam que esse reconhecimento por parte da franqueadora valida o bom trabalho realizado. “Temos uma equipe fantástica, envolvida, comprometida, que ama o que faz e é feliz no trabalho. Além dos resultados, que estamos sempre acompanhando de perto, investimos sempre em nosso material humano, além do apoio da indústria que sempre nos orienta e auxilia”, contou Karabet.

Da região Centro-Oeste do país, os franqueados Nadia Luisa Bressan e Renato Hatakeyama comemoravam a premiação pela primeira vez. Eles possuem seis lojas e dois unidades de venda direta na cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso. O amor pelo Boticário é hereditário e está presente na vida de Nádia desde que nasceu. Ela é a segunda geração da franquia e, juntamente com o marido Renato, acredita que é preciso engajar toda a equipe em um sonho para fazer acontecer, além de ter um bom planejamento. “Ter objetivos claros, planejar juntos, implantar procedimentos e fazer monitoramento constante são passos essenciais para se manter o padrão de excelência exigida e obter bons indicativos. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e dedicamos à toda a nossa equipe que viveu intensamente a conquista desse sonho junto com a gente”, afirmou.

O prêmio IAF é uma ferramenta interna de monitoramento e reconhecimento das melhores práticas de gestão mantidas pelo Boticário. A franqueadora avalia todos os grupos de franquias da marca e elege os parceiros com melhor desempenho, sob os pilares de resultados, padrão e processos. O reconhecimento foi feito durante a Convenção Nacional dos Franqueados, no evento que reuniu 900 parceiros da marca em Campinas, em agosto deste ano.