França elege pela primeira vez uma prefeita transexual

Notícias
26 de maio de 2020
por Genilson Coutinho
Marie Cau (Reprodução)

No último sábado, um mulher transgênero foi eleita pela primeira vez para o cargo de prefeita na França. Marie Cau, de 55 anos, se tornou representante de Tilloy-lez-Marchiennes, um povoado localizado na fronteira com a Bélgica. Marie vive no local há 20 anos, é engenheira e possui uma empresa de consultoria em informática. Ela começou a transição há 15 anos e tem três filhos.

“As pessoas não me elegeram porque sou transgênero ou não, elegeram um programa. É isso que é interessante: quando as coisas se tornam normais, ninguém nos aponta o dedo”, disse à “AFP”.

Marie foi eleita defendendo um programa de preservaçãoo do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável em todas as atividades locais, da agricultura à economia.

“A vila estava parada, o vínculo social havia desaparecido, os habitantes queriam mudanças”, avalia.

Ela diz que espera pelo dia que notícias como essa serão “normais”, mas reconhece que sua eleição pode ajudar a mostrar “que pessoas trans podem ter uma vida social e política normal”.

A ministra da igualdade de gênero da França, Marlène Schiappa, publicou no Twitter uma mensagem de apoio à nova representante. “A visibilidade das trans e a luta contra a transfobia também dependem do exercício de responsabilidades políticas e públicas. Parabéns Marie Cau!”, escreveu.

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.