Notícias

França elege pela primeira vez uma prefeita transexual

Genilson Coutinho,
26/05/2020 | 19h05
Marie Cau (Reprodução)

No último sábado, um mulher transgênero foi eleita pela primeira vez para o cargo de prefeita na França. Marie Cau, de 55 anos, se tornou representante de Tilloy-lez-Marchiennes, um povoado localizado na fronteira com a Bélgica. Marie vive no local há 20 anos, é engenheira e possui uma empresa de consultoria em informática. Ela começou a transição há 15 anos e tem três filhos.

“As pessoas não me elegeram porque sou transgênero ou não, elegeram um programa. É isso que é interessante: quando as coisas se tornam normais, ninguém nos aponta o dedo”, disse à “AFP”.

Marie foi eleita defendendo um programa de preservaçãoo do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável em todas as atividades locais, da agricultura à economia.

“A vila estava parada, o vínculo social havia desaparecido, os habitantes queriam mudanças”, avalia.

Ela diz que espera pelo dia que notícias como essa serão “normais”, mas reconhece que sua eleição pode ajudar a mostrar “que pessoas trans podem ter uma vida social e política normal”.

A ministra da igualdade de gênero da França, Marlène Schiappa, publicou no Twitter uma mensagem de apoio à nova representante. “A visibilidade das trans e a luta contra a transfobia também dependem do exercício de responsabilidades políticas e públicas. Parabéns Marie Cau!”, escreveu.