Fotógrafo lança ‘Bahia dos Deuses e das Crenças’ no Palácio Aclamação

Arte e Exposições, No Circuito
2 de julho de 2017
por Genilson Coutinho
Fotografolivro

Livro de Faria, de caráter documental inédito, reúne mais mais de 200 fotografias em 192 páginas. (Foto: Divulgação/Roberto Faria)

A fé do povo baiano no Candomblé, Catolicismo e Umbanda inspirou uma pesquisa de 16 anos do fotógrafo baiano Roberto Faria. Agora ele reúne seus registros documentais no livro Bahia dos Deuses e das Crenças, que lança no Palácio da Aclamação, pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), na próxima quarta-feira (5), às 18h. A obra, com capa dura e formato tamanho 30x30cm, reúne mais de 200 fotografias distribuídas em 192 páginas. A edição trilíngue tem prefácio de Ailton Sampaio.

Roberto Faria tem reconhecimento no cenário artístico nacional por documentar as manifestações culturais, religiosas, festas populares e o folclore do estado de origem. Seu novo projeto editorial foi viabilizado por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. As fotografias do livro são resultado da busca por um primoroso cuidado estético, resultando belas imagens de impacto visual e pura sensibilidade. “Este livro tem caráter documental inédito, por reunir em uma única obra as principais e mais importantes festas religiosas, o sincretismo, as crenças e a fé do povo baiano”.

O lançamento do livro faz parte do projeto de dinamização de espaços culturais administrados pelo Ipac, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O Palácio da Aclamação, solar oitocentista, foi sede de variados eventos com propostas artísticas e culturais neste ano, entre eles, os eventos, a abertura da 15ª Semana Nacional de Museus com o lançamento da programação do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP), e o III Festival de Ilustração e Literatura Expandido.