Fotógrafo baiano Uran Rodrigues expõe imagens de festividades brasileiras em Newark

Arte e Exposições, No Circuito
4 de setembro de 2017
por Genilson Coutinho
IMG_1537

Uran Rodrigues com a ministra Luislinda Valois e a organizadora do Brazil Week in Newark na abertura da mostra

A cidade de Newark em New Jersey nos Estados Unidos, será inundada pelas cores e alegria do povo brasileiro em uma série de atividades durante o Brazil Week.
Com assinatura da produtora Silvana Magda em parceria com a Brazusa Cultural Center e a Prefeitura de Newark, o evento receberá a mostra “Mulheres de Axé”, “Mulheres de Poder” e exposição de bonecas em homenagem as guerreiras de Tejucupapo (vila do século XVII, distante 60 km do Recife), da baiana Maria Quitéria e da africana Luísa Mahin.
“Mulheres de Poder” apresentará fotografias de brasileiras que lutam por um mundo melhor, tendo nomes como o da primeira juíza afro descendente no Brasil, Luislinda Valois, escritora e Ministra dos Direitos Humanos, a atriz Sônia Braga, a uber model Gisele Bundchen, a cantora e embaixadora da ONU, Daniela Mercury, entre outras, registradas  nos cliques do  fotógrafo Luíz Ribeiro.
Já a mostra “Mulheres de Axé”, abordará a força sagrada e espiritual de algumas das “Yabás”, deusas africanas, escolhidas pela popularidade e por serem homenageadas anualmente no calendário oficial da cidade de Salvador, na Bahia. Serão 10 fotos, revelando o azul do mar e todas as cores das contas usadas por mulheres em seu rituais de celebração à Iemanjá[Rio Vermelho] e Iansã[Festa de Santa Bárbara no Pelourinho] nos click by me[ Uran Rodrigues].
As obras ficarão expostas do dia 30 de agosto até o dia 30 de setembro tendo o evento shows, mesas de debate, Lavagem da Rua 46 contando com baianas para a cerimônia e o Brazilian Day in Newark[02 e 03 de Setembro].
Palestras, performances musicais, exibição de filmes e lançamento de livro “Negros Pensadores do Brasil” da jurista Luislinda Valois
Programação completa :
28 de agosto a 30 de setembro.
Expo Brasil na The Newark Public Library
Celebração do Carnaval Brasileiro
Duração : (28 de agosto a 30 de setembro)
Hora: das 9h às 17h diariamente
Na The Newark Public Library
5 Washington Street
Newark, NJ 07101-0630
Www.npl.org
O “Expo Brasil” abre a semana de eventos na segunda-feira, 28 de agosto, com a exibição que destaca o maior show na Terra! O Carnaval brasileiro chega à The Newark Public Library uma exibição de trajes luxuosos deslumbrantes de diferentes estados do Brasil, além de pinturas e fotografias dos artistas Veronica Martins  entre outros, um aquecimento para a Lavagem da Rua 46 Desfile Cultural Brasileiro e Carnaval em todo o seu brilho e glamour e o Festival do Brazilian Day de Newark ao longo da Rua Ferry no dia 3 de setembro de 2017.
29 de agosto a 29 de setembro.
Série de oficinas culturais brasileiras para crianças
Na The Newark Public Library
As oficinas serão realizadas uma vez por semana, com início no dia 29 de agosto a 29 de setembro.
Um programa especial para as crianças, apresentando às artes, música e dança do Brasil.
30 de agosto a 30 de setembro
Horário: das 9:00 às 16:00 diariamente.
Expo Brazil na Newark City Hall
Exposição “Mulheres de Poder e Axé”
30 de agosto, das 18:00 às 20:00 horas
Cerimônia de Abertura Oficial da Brazil Week, Hasteamento da bandeira, Performance Cultural com os artistas Davi Vieira, Meia Noite, Alexandre Cavalcante, Sarah Ferreira, Joana Nova York, Caroline Braga, Samba New York Band, Cidinha Oliveira, Danielle Lima e Dance Ensemble. O desfile de moda da designer Simone Rodrigues.
31 de agosto das 17 as 20:00 horas
Mesa redonda sobre Empoderamento da Mulher
Local: Newark City Hall
Endereço: 920 Broad St, Newark, New Jersey 07102
Encontro liderado por sua Excelência, Luislinda Valois, Ministro de Estado pelos Direitos Humanos, que lançará seu livro “Pensadores negros do Brasil”.
01, 08, 15, 22 e 29 de setembro
6:00h as 21:00h.
Série de Exibição de Filmes Brasileiros
The Newark Public Library
Toda sexta-feira, um filme diferente, com debate e um pocket show.
02 de setembro, as 14:00h.
” Co-Naming Ceremony ”
Brazil Square
No Ferry St, Chambers St
Newark, Nova Jersey.
Chambers Street receberá o nome de nosso país, que sempre foi um sonho da nossa comunidade brasileira, agora será inaugurado oficialmente no Chambers St. com o nome de Brazil Square, a esquina da felicidade. Este dia será celebrado com uma cerimônia cívica com várias autoridades brasileiras e internacionais e muita música e dança.
03 de setembro
Lavagem da Rua 46 em Newark
Parada Cultural Brasileira e Carnaval
Da estação de Penn Station, desfile ao longo de Ferry Street
Fim na Chambers Street (Brazil Square)
Lavagem da Rua 46, Desfile Cultural Brasileiro e Carnaval
Em 2017, fará sua estréia no Brazilian Day de Newark.
O desfile começa na Penn Station e a Ferry Street, e passa pela Ferry e termina em Niagara e Chambers Street.
2 e 3 de setembro
Brazilian Day de Newark
13:00h. as 23:00h.
– [ ] Ferry Street com fev. f
– [ ]  B Street
Brazilian Day Newark
O Brazilian Day é um festival ao ar livre comemorando a rica cultura do Brasil com música ao vivo e dança. Trazendo artistas conhecidos no mercado internacional e nacional.
Em 25 anos de existência o Brazilian Day passou de uma grande celebração de rua para várias manifestações da cultura brasileira. O evento atrai um público multi-cultural definido e interessado em conhecer os principais fatores brasileiros num mercado composto de consumidores, potenciais operadores de turismo, investidores, agentes de viagens tendo o apoio da comunidade brasileira de todas as partes. O evento recebe mais de 50,000 visitantes, sendo que 25% vem de fora do estado, principalmente Nova York, Massachusetts, Connecticut, Pennsylvania e Washington DC.
(2 e 3 de setembro) Doze horas (12) Horas a cada dia
Os eventos são culturais, orientados para a família, para todas as idades e etnias.
Na Ferry St, Chambers St com a Niagara St, onde fica o palco do Festival.