Fotografias expõem paradigmas dos gêneros em mostra na capital baiana

Notícias
14 de setembro de 2015
por Genilson Coutinho

Os estereótipos de gênero são muito inflexíveis quanto ao vestuário masculino e qualquer peça ou cor entendida como feminina e pode colocar em cheque a frágil hetero-masculinidade. “Andro Salto” se propõe a subverter os dogmas do patriarcado e transversalizar as fronteiras do permitido, do aceitável e do proibido para o guarda-roupa masculino, passeando de forma conceitual e artística pelo horizonte deles.

Ao todo, oito homens foram fotografados para esse projeto, entre eles, 2 homens trans e 6 cisgêneros, sendo 2 deles utilizando elementos ditos femininos em sua arte nos palcos, 2 gays e 2 heteros, exaltando a beleza masculina não estereotipada.

A Foto-instalação “Andro Salto – Eles não são todos iguais”, contará com fotos, fragmentos de mensagens e um salto alto tamanho grande com um convite para que outros homens tenham essa experiência.

O projeto acontecerá de forma simultânea, com imagens diferentes do mesmo projeto tanto no Espaço Cultural da Barroquinha, quanto no Teatro Gamboa Nova. Esse ensaio faz parte de uma série fotográfica chamada Cores e Flores para Titha, um projeto da fotógrafa Andréa Magnoni, profissional que usa a arte fotográfica para dar visibilidade e voz às diversidades sexuais, de gênero, religiosas, sociais e étnicas.

Ficha Técnica

Fotografia e produção: Andréa Magnoni

Curadoria coletiva

Apoio: Formato4, Teatro Gamboa Nova, Espaço Cultural da Barroquinha, Prefeitura Municipal de Salvador, Aldeia Coletivo Cênico

Serviço:

Foto-instalação no Teatro Gamboa Nova

Onde: Galeria Jayme Fygura no Teatro Gamboa Nova, Rua Gamboa Nova 03, Aflitos, Salvador/BA 71 3329-2418

Quando: De 02 a 30 de setembro, de quarta a sábado das 16h as 20h e domingos, das 14h00 as 17h.

Quanto: Gratuito.

Foto-instalação no Espaço Cultural da Barroquinha

Onde: Galeria Juarez Paríso no Espaço Cultural da Barroquinha, Rua Chile, 31, Centro – Salvador/ BA (71)3202-7880

Quando: De 03 a 30 de setembro, de terça a sexta das 14h às 19h, sábados e domingos, das 17h às 19h.