Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realiza webinar para de incentivar a criação de grupos de afinidade LGBTI+

Genilson Coutinho,
12/07/2021 | 12h07

Os grupos de afinidade têm conquistado cada vez mais espaço dentro das empresas de diferentes nichos de atuação. Isso porque atuam promovendo a diversidade e a inclusão no meio corporativo. Com o objetivo de gerar uma agenda abrangente de transformação cultural nas empresas, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizará o quinto webinar do Projeto 101010, na segunda-feira (12/07), às 12h, em seu canal do YouTube.

O Projeto 101010 consiste em entrevistas com líderes, de diferentes organizações, focadas na temática dos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”. O quinto convidado é o Javier Constante, presidente da Dow para América Latina. Na ocasião, o executivo falará sobre o Compromisso 5 – “Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+” e pretende trazer um overview sobre a importância dos grupos de afinidade e os benefícios que eles trazem para empresas e para funcionários. Há 30 anos, a empresa instituiu as ERGs (Employees Resource Groups), os Grupos de Afinidade formados por funcionários voluntários que facilitam questões de equidade racial e de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, temas LGBTQIA+, entre outros. Cerca de 49% dos funcionários e 98% de líderes fazem parte das ERGs.

“Na Dow, temos muito orgulho da nossa trajetória: fomos a primeira companhia global da indústria química a criar um grupo de apoio interno para dar suporte ao desenvolvimento de funcionários da comunidade LGBTQIA+: o GLAD. Por meio dele, nasceram diversas diretrizes que nos ajudam a erradicar o preconceito todos os dias, fomentando na nossa empresa o que queremos ver na sociedade. Aqui, cada vez mais as pessoas se sentem à vontade para ser quem são. Algo que, para nós, é tão importante quanto fomentar um ambiente que estimula a criatividade e a inovação”, destaca Javier Constante. “Entendemos que, como empresa, precisamos refletir a sociedade onde estamos inseridos. Isso nos dá vantagem competitiva pela diversidade de pensamentos e experiências, bem como nos ajuda a desenvolver produtos que melhor atendam à pluralidade do mercado”, completa.

A transmissão do webinar contará com comentários de Cristopher de Matos, coordenador de marketing na Dow, e George Pereira, faz parte do Grupo Organizador do Comitê de Líderes de Programas de D&I do Fórum, líder do Grupo de Afinidade LGBTI+ | PRIDE LAR e coordenador de projetos de pós-vendas da Whirlpool Corporation. Ambos falarão sobre os principais tópicos abordados a respeito da atuação dos grupos de afinidade. O bate-papo será conduzido pela Secretaria Executiva do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

“Os grupos de afinidade são uma ferramenta valiosa para as empresas porque elas potencializam o senso de pertencimento de comunidade de identificação entre os participantes e os voluntários desses grupos. Além disso, ajuda a potencializar o engajamento entre os colaboradores pra ajudar a companhia a criar os direcionais pra cada uma das questões que cada um dos grupos trabalha”, descreve George Pereira.

Lançado em 17 de março deste ano, o Projeto 101010 se estenderá até dezembro. A cada mês, um executivo de uma grande corporação nacional abordará um dos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”. O intuito é debater a respeito de temas que possam culminar em ações mais efetivas dentro das companhias e que tenham impacto em pessoas LGBTI+. Por consequência, contribuir para aumento do respeito e da inclusão no meio corporativo e impactar positivamente a sociedade.

Entre os convidados anteriores estão Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, que abordou sobre o “Compromisso 1 – Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+”; Giampaolo Michelucci, vice-presidente de Enterprise da Dell Technologies Brasil que debateu a respeito do “Compromisso 2 – Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+” Leonardo Framil, CEO da Accenture na América Latina, que comentou sobre o “Compromisso 3 – Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+”; e Gisselle Ruiz Lanza destaca a relevância da educação corporativa ‘’Compromisso 4 – Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.

Os vídeos podem ser conferidos nos seguintes links:

Tânia Cosentino: https://www.youtube.com/watch?v=4mBpJZuSLBY

Giampaolo Michelucci: https://www.youtube.com/watch?v=p1SGHr41Yas

Leonardo Framil: https://www.youtube.com/watch?v=8TYPRsnT6qY

Gisselle Ruiz Lanza: https://youtu.be/7iMmH24tIds

Veja a agenda dos próximos webinars:

• 06 de agosto – Compromisso 6: Claudia Woods, CEO da Uber;

• 03 de setembro – Compromisso 7: Fernando Eduardo Serec, CEO de Tozzini Freire Advogados;

• 08 de outubro – Compromisso 8: Dimitrius Oliveira, presidente da Atento Brasil;

• 05 de novembro – Compromisso 9: Katia Vaskys, gerente geral da IBM no Brasil;

• 10 de dezembro – Compromisso 10: Tito Amaral de Andrade, CEO de Machado Meyer Advogados.

Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Criado em março de 2013, o Fórum é movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Nosso propósito é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalhoConheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/