Fortaleza realiza primeiro casamento civil coletivo LGBT com 30 casais neste sábado(07)

Notícias
6 de junho de 2014
por Genilson Coutinho

casamento-gay

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), realizará o primeiro casamento civil coletivo LGBT na cidade. A celebração, que contemplará 30 casais, acontece neste sábado 07, às 16h, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança (Centro).

O casamento beneficia a  população LGBT que deseja casar com os mesmos direitos concedidos aos casais heterossexuais. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu legitimidade à união estável a população LGBT e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, em 2013, que todos os cartórios do país realizem o casamento civil e convertam a união estável LGBT em casamento.

Cada casal pode convidar 10 pessoas para a cerimônia e terá como padrinhos o titular da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Karlo Kardozo, e o vereador Paulo Diógenes. Os recém-casados terão o momento do tradicional brinde com o bolo para a foto oficial. O evento será aberto ao público.

A solenidade integra a programação da Prefeitura de Fortaleza em alusão ao Dia Municipal do Orgulho Homossexual, que é celebrado no dia 28 de Junho (Lei 8.626/2002). Para o titular da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual, Jorge Pinheiro, o objetivo  é facilitar o acesso da população LGBT ao casamento civil e a todos os seus benefícios legais, como garantia de direitos.