Folião com sífilis terá tratamento iniciado nos circuitos; testes para HIV começam neste sábado (25)

AIDS em pauta, Comportamento, Social
25 de fevereiro de 2017
por Genilson Coutinho

Os dois postos do Projeto Fique Sabendo instalados pela Prefeitura na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, e no Multicentro Carlos Gomes, no circuito Osmar, começam a realizar os testes rápidos para detecção dos vírus HIV, sífilis e hepatites B e C nos foliões neste sábado (25). Como novidade, este ano os usuários com testagem positiva para sífilis iniciarão o tratamento de imediato no próprio posto instalado nos circuitos da folia.

O objetivo é incentivar a detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis. Os serviços serão oferecidos gratuitamente pela prefeitura até o dia 28 de fevereiro, sempre das 10h às 21 h, na Carlos Gomes, e das 10h às 22 h, na Barra.

As unidades são compostas por equipes multidisciplinares formadas por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos, devidamente treinados para aconselhar os pacientes, principalmente, no momento do resultado.

Prevenção

No ano passado, o Projeto Fique Sabendo realizou 6.150 testes rápidos, com 57 diagnósticos positivos para HIV, 228 reagentes para sífilis e 20 para hepatite C.

Para incentivar a prática do sexo seguro no Carnaval de Salvador, a Prefeitura distribuirá cerca de dois milhões preservativos durante a festa. As camisinhas poderão ser retiradas ininterruptamente nos 10 módulos assistenciais deste a abertura do Carnaval até às 6h da Quarta-feira de Cinzas, e nos dois postos do Fique Sabendo de forma gratuita. Equipes de rua também auxiliarão na prevenção com a distribuição em pontos estratégicos nos circuitos.