Folia de Reis é retomada em Palmeiras

Genilson Coutinho,
04/11/2013 | 11h11

A tradição da Folia de Reis no município de Palmeiras, localizado na Chapada Diamantina, a 443 km de Salvador, vai ser totalmente retomada este ano. Vencedor do mais recente Edital Setorial de Patrimônio Cultural – promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) – o projeto `Sonhos de Natal´ vai garantir a realização dos festejos entre os dias 25 de dezembro deste ano (2013) e 6 de janeiro (2014) na cidade. Apesar de algumas apresentações de Reisados, desta vez haverá também o Terno de Reis.

Os preparativos começaram há quatro meses. A ideia, de acordo com autor do projeto e morador de Palmeiras, Hebert Alves de Queiroz, é resgatar a historicidade da Folia de Reis, “importante manifestação da cultura popular e religiosa do munícipio”, explicou. Os recursos são do Fundo Estadual de Cultura.

Nos festejos deste ano, a temática será Terno das Camponesas, formado por crianças, e o Reisado das Andorinhas, composto por senhoras da terceira idade. “Conjuntos de senhoras e crianças vestidas a caráter abrilhantarão os festejam de natal do menino Jesus aqui em Palmeiras. Cantigas acompanhadas por instrumentos de sopro e danças típicas complementarão todo um ritual que veio se consolidando de geração em geração para o nosso crescimento histórico”, enfatizou Hebert Alves de Queiroz.

Os resultados dos editais são publicados nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.ipac.ba.gov.br. Mais informações, através do endereço eletrônico editais@ipac.ba.gov.br ou pelo telefone: (71) 3117-7482.

BOX OPCIONAL 1 – Terno/Folia de Reis: É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares: como Congados Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rodário, e Pastorinhas.

BOX OPCIONAL 2 – Palmeiras: É um município localizado no coração da Chapada Diamantina. Sua população estimada em 2004 era de 7. 711 habitantes, possuindo uma área de 698,462 km². Antes da exploração colonial do interior do atual estado da Bahia, a região onde atualmente há o município de Palmeiras era habitada por indigenas da nação Tapuia. Em meio a imensos paredões, rios, grutas e cavernas, a grande atração é a estonteante Cachoeira da Fumaça. Ainda hoje, a cidade concentra sua atividade econômica na exploração de diamantes, carbonatos, cristal de rocha e calcário, e conserva intacto o importante casario histórico, facilmente observado no Palacete dos Alcântaras, na Prefeitura Municipal, Igreja Matriz do Bom Jesus e nas diversas capelas e casarões de bela fatura.