‘Flipa o Muro e terás Orum’ de Raul Zito é exposto em Salvador

Arte e Exposições, No Circuito
4 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

A Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea abriu a exposição “Flipa o Muro e terás Orum“, uma individual do artista urbano Raul Zito, com curadoria de Luiz Fernando Landeiro, que ficará em cartaz até o dia 20 de janeiro de 2017.

Raul Zito apresenta um trabalho com sua fotografia experimental ou “fotografia expandida”. Se utilizando de técnica mista para a composição das imagens em preto e branco, que estão aplicadas em ferro, madeira e alteradas por processos químicos, intemperismos, colagem e pintura. Suas obras saltam sobre o mistério, com um olhar contemporâneo sobre as mudanças que ocorrem na cultura e simbologia afro-brasileira.

As narrativas da mitologia yorubá e os seus arquétipos são os motivos de suas intervenções urbanas e trabalhos em diversos suportes e elementos simbólicos. O artista tem como ponto de partida o muro, símbolo do mundo concreto, urbano e visível, elemento de separação, segregação, repressão, mas que a prática muralista transforma em portal, para novas propostas estéticas.

A palavra MURO, quando “flipada” ou invertida ou espelhada, torna-se ORUM – que significa a morada dos Deuses, reino dos orixás, voduns ou nkisis. É neste instante da inversão ou “flipada” que se realiza a sensação do plano invisível, metafísico, espiritual sobre os mistérios e o olhar deixa se tomar pelos sentidos na absoluta energia ancestral, abrindo caminhos no plano urbano estéril.

No espaço expositivo da galeria, foi criado um mural híbrido em fotografia e pintura de 6 metros x 6 metros como um grande portal e estão expostas séries de trabalhos produzidos entre 2013 e 2016. Mostrando ao público várias fases do artista e sua diversidade de materiais e conceito estético.

 

Serviço:

Exposição “Flipa o MURO e terás Orum”, do artista Raul Zito.

Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea

Performance Sonora de Edbrass do Brazyl

Exposição de 20 de outubro a 20 de janeiro de 2017.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 19 horas. Sábado: das 10 às 14 horas.

Rua da Paciência, nº 227, Rio Vermelho, 41.950-010, Salvador / BA.

Tel. 55 71 3035-4154

www.landeiro.com.br