Flávia Ellen celebra o amor e a liberdade no carnavalesco clipe ‘Flerte’

No Circuito
14 de fevereiro de 2020
por Helder Azevedo
(Foto: Flavia Costa)

A cantora mineira Flávia Ellen celebra a liberdade do amor no clipe de “Flerte”. A música, presente no disco de estreia “Desperta”, conta um amor de carnaval e ganhou um registro gravado durante o bloco Truck do Desejo, em Belo Horizonte. O vídeo é uma realização do Moviola Mídia Livre e está disponível no canal do YouTube da artista.

“Reviver sempre o espírito do carnaval como sendo uma manifestação cultural e política. Especialmente o da minha cidade, que surgiu como um carnaval de luta, contra ações municipais que restringiam a ocupação da cidade, que é nossa. Então, o caráter político sempre estará presente no carnaval de BH, e lançar um clipe em um bloco feminino e LGBT+ é um ato político de resistência dessa comunidade, que é a minha”, conta Flávia.

Cantora, compositora e agitadora cultural, Flávia Ellen faz de sua música uma extensão de sua alma e de sua arte, um modo de levantar suas bandeiras e ajudar a criar oportunidades para outras mulheres. Atualmente em turnê com o álbum “Desperta”, ela continua a busca pela auto descoberta descrita no disco. O álbum fala da relação da artista consigo mesma, mas também é um chamamento a todos, em especial às mulheres, para se atentarem às realidades de opressão e desigualdades, e ter empatia pelas diferenças. 

“Para mim, se existir uma mulher apenas que se identifica com o que canto, e essa identificação a ajudar de alguma forma, já valeu todo o investimento. Não existe nada mais bonito do que ver uma mulher despertar, se sentir dona de si, se compreender”, explica.

(Foto: Flavia Costa)

Quase todas as faixas de “Desperta” são baseadas em experiências da própria artista. Incluindo Flerte. “Essa é uma canção autobiográfica, que conta de um flerte de carnaval . Quando pensei em gravar esse clipe, pensei também em fazer algo bonito, delicado, que não fosse literal como a música, mas que passasse toda a delícia que é um flerte”, destaca ela.

Buscando novos espaços para mulheres no mercado musical brasileiro, Flávia Ellen fundou o Coletivo Mulheres Criando, fruto da união da artista com as companheiras Bia Nogueira, Amorina e Deh Mussulini. O grupo foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria Projeto Cultural Musical. O trabalho visa a tirar da invisibilidade as profissionais que atuam na indústria musical. O resultado de todo esse processo pode ser visto na Mostra Mulheres Criando e na realização do SONORA – Festival Internacional de Compositoras, que já ultrapassa mais de 10 edições realizadas no Brasil e no exterior.

O álbum “Desperta” soma a essa trajetória artística. São 10 composições autorais, com uma sonoridade que mistura pop, blues e MPB. O disco reúne nomes consagrados e de todas as gerações da música mineira, como o saxofonista e compositor Chico Amaral, o produtor musical Richard Neves e a rapper Tamara Franklin. O disco está disponível em todas as plataformas de streaming e o clipe, no canal do YouTube da artista.