Fique Sabendo: Serviço de saúde oferece acesso ao diagnóstico precoce para HIV na 10 Parada Gay da Bahia

Sem categoria
19 de agosto de 2011
por Genilson Coutinho

Um comunicado na tarde desta quinta-feira do Secretário Municipal de Saúde, Gilberto José, pela assessoria de gabinete Perivaldo Amaral, confirmou a parceria do Grupo Gay da Bahia (GGB) com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador atravéz da Coordenação Municipal de DST/HIV. Esta ação vai garantir aos participantes o acesso ao diagnóstico precoce para o HIV através do Fique Sabendo, uma ação do Ministério da Saúde que de forma rápida e segura possibilita o diagnóstico para o HIV e atendimento para aqueles receberem resultado positivo.

De acordo os dados epidemiológiscos na Bahia existe mais de 10 mil notificações de aids desde 1081 até 2011 e existem muitas pessoas que são portadoras e não sabem que possuem o vírus no seu organismo.  “Quanto mais cedo à pessoa souber que ela é portadora de um vírus ou uma doença, mais chances ela tem de viver bem e com qualidade”, afirma Socorro Chaves da Coordenação Municipal de DST/Aids de Salvador.

Técnicos da Coordenação Municipal de DST/HIV e Aids irão montar por ocasião da 10º Parada Gay da Bahia uma estrutura completa para garantir o atendimento e acolhimento para aquelas pessoas que de forma voluntária quiserem fazer o teste. O atendimento será oferecido ao público da Parada e em geral a partir das 9h do dia 11 de setembro, dia do evento. Qualquer pessoa que desejar fazer o teste poderá se dirigir ao posto que funcionará perto da concentração nas  dependências da Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães (esquina do Campo Grande com o Corredor da Vitória). Também com o apoio da Coordenação o GGB vai distribuir no palco do evento cerca de 10 mil preservativos.

Já os procedimentos para a imunização para hepatite B terá funcionamento diferenciado. O serviço será oferecido na semana de 6 a 9 de setembro na sede do GGB no Pelourinho. Isso porque no dia da Parada as pessoas, multas delas poderão fazer uso de bebidas alcoólicas e não é aconselhável essa mistura conforme orientação dos técnicos.

Participa também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, atuando no evento com três ambulâncias básicas estrategicamente estacionadas nas Praças da Piedade, Castro Alves e Campo Grande, durante a sua realização..

Antes havia toda uma discussão sobre a disposição desse serviço durante a celebração do orgulho LGBT, muitos acreditavam e alguns continuam acreditando que esse não seria um local adequando, talvez por estigmatizar o público que já carrega consigo diversos estigmas, além das descriminações cotidianas. “O diagnóstico precoce é um direito fundamental do cidadão. O teste é oferecido e a pessoa é livre para fazer ou não”, confirma Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

O GGB foi uma das primeiras Ongs a oferecer testagem pelo método padrão em Salvador graças a uma parceria com a Unidade Docente de Infectologia do Hospital Universitário Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também desde a sua fundação a entidade já distribuiu mais de 1 milhão de preservativos masculino. Em 2005 o GGB recebeu do Ministério da Saúde o título de “Melhores Práticas de Prevenção para HSH ”, reconhecendo a excelêcia do trabalho realizado na prevenção.

Fonte: GGB

Serviços

Fique Sabendo na Parada
Local do Posto – Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães (esquina do Campo Grande com o Corredor da Vitória).

SAMU – Equipe de plantão no 192 – 24h
Praças da Piedade, Castro Alves e Campo Grande

Vacinação para Hepatite B
Sede do GGB
Rua Frei Vicente, 24 – Pelourinho
Fone (71) 3322 2552

10º Parada Gay da Bahia
11 de setembro de 2011
Concentração a partir das 11h – Campo Grande.