Fique por dentro:Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids

Sem categoria
21 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho


Os serviços ambulatoriais em HIV e aids são serviços de saúde que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou aids. Estes serviços possuem diferentes configurações institucionais: são ambulatórios gerais ou de especialidades, ambulatórios de hospitais, unidades básicas de saúde, postos de saúde, policlínicas e serviços de assistência especializados em DST, HIV/aids (SAE). Também são administrados de diferentes formas: por municípios, estados, governo federal, universidades, organizações filantrópicas e não governamentais conveniadas ao SUS.
O objetivo destes serviços é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, entre outros.
Algumas de suas atividades principais são: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecológico, pediátrico e odontológico; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST e aids.
Para acessar a lista completa dos serviços de assistência especializada em HIV e aids do país, use à coluna da direita no link “localizar endereço”.
Se você trabalha em um serviço de assistência especializada em HIV e aids que não se encontra nesta lista ou cujas informações publicadas estejam desatualizadas, por favor, entre em contato com a coordenação de DST/Aids de seu estado ou município e solicite a atualização das informações.

Qualidade dos serviços ambulatoriais em HIV e Aids
A qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde e o diagnóstico precoce são as principais estratégias para a redução mortalidade e morbidade à aids. Portanto, é muito importante para a gestão em saúde conhecer as características e avaliar a qualidade destes serviços por meio de mecanismos de monitoramento e avaliação, tal como o Qualiaids.