FilteBahia promove a arte cênica latino-americana

No Circuito, Teatro
8 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

filte

Pelo sétimo ano consecutivo, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2014 vai movimentar a cena cultural baiana, de 11 a 21 de setembro. Com o slogan Foco nas Fronteiras, o FilteBahia insere a Bahia na rota dos grandes festivais internacionais de teatro. Este ano serão 38 apresentações entre espetáculos, performances e instalações de grupos teatrais e artistas locais, nacionais e internacionais. O Festival percorrerá espaços como os teatros Castro Alves e Vila Velha, Espaço Cultural Barroquinha, Mosteiro de São Bento e cidades do interior Ilhéus, Itabuna e Buerarema. Além da mostra de espetáculos, a programação traz ainda vivências artísticas, intervenções, cursos e demonstrações de trabalho. O Festival vai contar com atrações do Chile, Uruguai, México e Colômbia e produções da Bahia, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. “Este encontro pretende gerar um debate sobre as fronteiras que demarcam e definem os segmentos artísticos (teatro, dança, etc), fronteiras nas quais podemos encontrar espaços liminares onde estas artes podem se entrecruzar, sendo a performance o exercício artístico ideal para o convívio destas fronteiras”, define o diretor teatral Luis Alonso, idealizador e organizador do Festival. A programação completa pode ser conferida no site www.filte.com.br .
Desde a sua primeira edição, em 2008, o Festival tem como proposta promover as artes cênicas dos países latino-americanos, fortalecer o teatro de grupo, estimular a formação de plateia e flexibilizar o acesso do público ao teatro, com ingressos a preços populares. Alonso acredita que a interação entre os grupos teatrais incentiva o amadurecimento das artes cênicas. “Não ficamos limitados aos espetáculos, promovemos o intercâmbio, o diálogo e a troca de experiências por meio de ações de formação e outras atividades”, destaca.

Para abrir os caminhos, o espetáculo Exu – A Boca do Universo, montagem do Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata), vai abrir oficialmente o FilteBahia 2014 no dia 12, às 21 horas, no Teatro Castro Alves. “Exu – a boca do universo” é um espetáculo de celebração à vida. A peça narra sem compromisso cronológico momentos em que Exu se mostra diferente daquilo que tanto se pregou na cultura ocidental sobre o orixá que rege a comunicação e a liberdade no candomblé. Optando por uma dramaturgia músico-poética, pela encenação em um espaço aberto e por atores que se personificam sobre as diversas concepções do orixá Exu, o humano e o divino se entrelaçam na celebração à condição de estar vivo. Exu em suas várias facetas se mostra no espetáculo como alguém que valoriza o movimento da vida, do falar ao agir, do pensar ao sentir.

Um dos destaques na programação da sétima edição do Festival é a peça Tríptico Samuel Beckett com a atriz Nathalia Timberg e a Companhia Club Noir (SP). A montagem sintetiza a obra de um dos maiores escritores do século XX: o irlandês Samuel Beckett, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Com direção de Roberto Alvim, promove uma jornada pelas principais questões abordadas pelo autor. As atrizes Nathalia Timberg, Juliana Galdino e Paula Spinelli estão em cena interpretando uma mesma mulher em três idades de sua vida (infância, maturidade e velhice). Esta mulher personifica toda a humanidade, com suas dores, perplexidades, medos, fragilidades e anseios.

Foco nas Fronteiras
Além da mostra de espetáculos de artes cênicas, o evento inova ao trazer para o público quatro seções, inseridas na programação do Festival, denominadas de Focos, que incluem debates,vivências artística e intervenções.
Foco nas Fronteiras – Centrar em diversos segmentos relacionados com as artes da intervenção e aperformance art, sendo o teatro um meio para discussão e debate social;
Foco nas Vivências – Promover o encontros entre os criadores e o público interessado, por meio de vivências, através de inscrições online;
Foco nas Produções – Provocar a discussão sobre os trabalhos apresentados um dia após a primeira apresentação, em forma de debate e bate-papo com artistas;
Foco no Interior – Expandir o festival, como ocorre a cada edição, por cidades do interior da Bahia.

Organizado pelo Oco Teatro Laboratório, com a produção e realização da Carranca Produções Artísticas e Aude Produções, o Festival conta com o apoio do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Serviço:

O que: FilteBahia 2014 – “Foco nas Fronteiras”
Data: de 11 a 21 de setembro de 2014
Locais: Teatro Vila Velha, Teatro Castro Alves, Espaço Cultural Barroquinha, Mosteiro de São Bento e nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Buerarema.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) nas bilheterias dos teatros
Informações: A programação completa pode ser conferida no site www.filte.com.br