FilteBahia 2019 traz espetáculos de Cuba, Reino Unido e diversos estados do Brasil

No Circuito, Teatro
18 de setembro de 2019
por Genilson Coutinho

Desmontando Cassandra -Oco Teatro e Cia Estupor- Salvador. | Foto: Anderson Rodrigues

De  21 a 29 de setembro, em nove espaços teatrais de Salvador e um em Buerarema, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2019 realiza sua Mostra de Espetáculos, com peças baianas, de outros estados brasileiros e internacionais,  o VIII Colóquio Internacional Cênico da Bahia – CICBAHIA, que tem como tema “Poéticas e Vozes do Feminino”, o NORTEA – Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, sete cursos relacionados às artes cênicas, com profissionais brasileiros e de outros países e uma carinhosa homenagem aos 30 anos do Grupo Lambe-Lambe, que apresenta espetáculos dentro de uma caixa, tendo como plateia uma pessoa por vez.

Concebido e realizado pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório, o FilteBahia 2019 celebra 12 anos trazendo a Salvador montagens de Cuba, Reino Unido, Brasília, São Paulo, Paraná, mas também coloca em cena espetáculos baianos de Salvador e do interior do estado – Buerarema e Juazeiro. No NORTEA, que acontecerá no dia 28 de setembro na sala Cia de Teatro do TCA, reúne representantes dos espetáculos participantes do FILTE e representantes dos territórios do interior do estado para um encontro para intercambiar processos, experiências e pesquisas do fazer teatral.

O festival também promove, entre os dias 26 e 29 de setembro, ações de internacionalização do teatro do estado da Bahia, com a presença de programadores nacionais e internacionais, rodada de negócios e o lançamento do “Kit de Promoção de Espetáculo Baianos” – estas duas últimas ações acontecerão no dia 28 de setembro no Memorial do TCA em parceria direta com a Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Selecionado pelo Edital de Eventos Calendarizados, o Filte Bahia 2019 tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

As apresentações cênicas do FilteBahia 2019 terão ingressos a preços populares,  R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), vendidos pelo Sympla e nas bilheterias dos teatros : Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Martim Gonçalves, Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Ateliê do Passo (Espaço Psit Mota), Teatro Sesc Senac Pelourinho, Teatro Gamboa Nova e Casa de Cultura Jonas e Pilar (Buerarema). O espetáculo no Centro Cultural Plataforma será gratuito, respeitando a capacidade do local.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural e Editais Setoriais.


PROGRAMAÇÃO FILTEBAHIA 2019

Dias 23 – Abertura do FILTE 2019 – “Pupik-Fuga em 2” – Grupo Karavan Ensemble (Inglaterra) e Lume Teatro (São Paulo) – Teatro Gregório de Mattos, 19h.

Dia 24 setembro – 
“Pupik-Fuga em 2” – Grupo Karavan Ensemble (Inglaterra) e Lume Teatro (São Paulo) – Teatro Gregório de Mattos, 19h.

Dia 24 setembro  – Lambe-Lambe – “O Trago” – Foyer – Teatro Gregório de Matos – das 18h às 19h.

Dia 24 setembro  – Lambe-Lambe – “O Risco” – Foyer – Teatro Gregório de Matos – das 18h às 19h.

Dia 24 de setembro – “Das Coisa Dessa Vida” – Grupo Ricardo Fagundes – (Salvador) – Centro Cultural Plataforma, 16h – apresentação gratuita para a comunidade local.

Dia 24 setembro  – “Quando o Coração Transborda” – Grupo Esquadrão da Vida (Brasília) – Espaço Cultural da Barroquinha, 19h.

Dia 24 setembro  – Lambe-Lambe – “Aceso do Arraial” – Foyer – Espaço Cultural da Barroquinha – das 18h às 19h.

Dia 24 setembro  – Lambe-Lambe – “Aterro” – Foyer – Espaço Cultural da Barroquinha – das 18h às 19h.

Dia 25 setembro  – “Quando o Coração Transborda” – Grupo Esquadrão da Vida (Brasília)- Espaço Cultural da Barroquinha, 19h.

Dias 25 e 26 setembro – “Desmontando Cassandra” – ( Mostra Oco Teatro ) – Grupo Oco Teatro Laboratório e Cia Estupor de Teatro (Salvador) – Teatro Gregório de Mattos, 19h.

Dia 25 setembro – “Departures” – Grupo El Ciervo Encantado (Cuba) – Sala do Coro do Teatro Castro Alves, 20h30.

Dia 26 setembro  – Lambe-Lambe – “Dança do Parto” – Foyer – Sala do Coro – das 19h às 20h.

Dia 26 setembro  – Lambe-Lambe – “Dom Quixote” – Foyer – Sala do Coro – das 19h às 20h.

Dia 26 setembro – “Departures” – Grupo El Ciervo Encantado (Cuba) – Sala do Coro do Teatro Castro Alves, 20h30.

Dias 26 e 27 setembro – “Memórias do Fogo” – Coletivo Duo (Salvador) –  Espaço Cultural da Barroquinha, 19h.

Dia 26– “Que os Outros Sejam o Normal” – Grupo ATeliê VoadOR (Salvador) – Teatro Martim Gonçalves, 17h.

Dia 26 setembro  – Lambe-Lambe – “Meu Ser Pulsante” – Foyer – Martim Gonçalves – das 19h às 20h.

Dia 26 setembro  – Lambe-Lambe – “Joia Rara” – Foyer – Martim Gonçalves – das 19h às 20h.

Dia 27 setembro – “Que os Outros Sejam o Normal” – Grupo ATeliê VoadOR (Salvador) – Teatro Martim Gonçalves, 17h.

Dias 26, 27, 28 e 29 setembro – “Balada de Um Palhaço” – Grupo Cia Teatro Gente (Salvador) – Ateliê do Passo – Espaço Psit Mota, 21h30 dias 26 e 27 / 20h dias 28 e 29.

Dias 26 e 27 setembro
 – “Ovo” – Grupo Agon Teatro (Paraná) – Teatro Sesc Senac Pelourinho, 20h.

Dias 26 e 27 setembro – “Retalhos” – Grupo A Tribo: Arte e Sensibilidade e Instituto Macuco Jequitibá (Buerarema-Bahia) – Casa de Cultura Jonas e Pillar – Buerarema, 19h.

Dias 27 e 28 setembro – “Arrivals” – Grupo – El Ciervo Encantado (Cuba) – Sala do Coro do Teatro Castro Alves, 20h30.

Dias 28 e 29 setembro – “Cabaré Vibrátil” – Grupo ATeliê VoadOR (Salvador) – Teatro Martim Gonçalves, 20h30.

Dias 28 e 29 setembro – “Das Coisa Dessa Vida” – Grupo Ricardo Fagundes – (Salvador) – Espaço Cultural da Barroquinha, 19h.

Dias 28 e 29 setembro – “Teatro La Independencia” – (Mostra Oco Teatro) – Grupo Oco Teatro Laboratório (Salvador) – Teatro Gregório de Mattos, 19h.

Dias 28 e 29 setembro – “Sentimento Gis” – Grupo Cleybson Lima ( Juazeiro) – Teatro Gamboa Nova, 20h.

Dias 28 e 29 setembro – “As Fabulosas Viagens de Federico” (infantil) – Grupo Instituto Macuco Jequitibá (Buerarema) – Casa de Cultura Jonas e Pillar – Buerarema, 17h.

Dia 29 setembro – “Black Rivers” – Grupo Patrick Campbell (Inglaterra) – Sala do Coro do Teatro Castro Alves, 16h e 20h30.