Filme sobre relacionamento de rapaz gay com idosos escandaliza Festival de Veneza; assista ao video

Sem categoria
30 de agosto de 2013
por Genilson Coutinho

O diretor canadense Bruce LaBruce, que não poupa cenas de nudez e sexo em seus longas, dirigiu seu filme mais sensível. Mas isso não impediu “Gerontophilia” de apimentar um pouco o morno primeiro dia do Festival de Veneza.

O filme, como entrega o título, é sobre um jovem (Pier-Gabriel Lajoie) que descobre seu desejo sexual por homens bem mais velhos. A obra foi apresentada para a imprensa na quarta-feira (27) e está sendo tratada como um “escândalo instantâneo” pela mídia italiana.

Há um pouco de exagero. “Gerontophilia” tem cenas fortes, como o garoto lambendo feridas causadas no corpo de um idoso imóvel na cama, mas a intenção de LaBruce é de incomodar menos –tanto que o longa não sairá no Canadá com a censura “NC-17”, dada para filmes com sexo explícito.

Obviamente que a obra toca em aspectos difíceis para o público comum, como o sexo entre duas pessoas de idades extremamente opostas –a homossexualidade, no caso, é uma rotina na carreira do canadense. LaBruce sabe disso e escolhe focar a câmera em longos closes de corpos nus mais velhos.

O público presente ao festival aplaudiu o longa, e a história do rapaz que se apaixona por um doente idoso e precisa raptá-lo para impedir que volte a ser exageradamente medicado larga na frente pelo prêmio “Queer Lion”, concedido para filmes de temática homossexual exibidos em Veneza.

 

 

Fonte: Folha de São Paulo