Filme sobre a vida da travesti “Luana” conquistou mais um prêmio

Sem categoria
24 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

Filme de Ceci Alves ganha quatro prêmios no 1º Festival Curta Vale

O filme Da Alegria, Do Mar e de Outras Coisas, da cineasta baiana Ceci Alves, conquistou quatro prêmios no I Festival de Curtas do Vale do Jacuípe, em Riachão do Jacuípe na Bahia. A premiação aconteceu ontem. O curta-metragem conquistou os prêmios de melhor montagem (Dedeco Macedo), melhor fotografia (Pedro Semanovisch), melhor ator (Rodolfo Lima) e melhor direção (Ceci Alves).

“Esse foi o quinto festival que o filme participou e em todos foi premiado. A entrega do ator Rodolfo Lima ao personagem foi fundamental para que o filme esteja fazendo tanto sucesso”, comemora Ceci.

Essa semana, o filme tem exibição – e participa da mostra competitiva – dentro da 6ª edição na Mostra Possíveis Sexualidades, que acontece de 24 a 29 de setembro em Salvador. “Da alegria será exibido na quinta (15h) e no sábado (14h) na Caixa Cultural. A entrada é apenas um kg de alimento”, informa Ceci. O curta-metragem, que conta a história de duas travestis que foram vítimas de homofobia em Salvador.

Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas relata o caso da travesti baiana Júnior da Silva Lago, 22 anos, a “Luana”, que foi assassinada por homens armados, quando foi atacado na praia com a também travesti Jocimar Oliveira do Carmo, a “Joice”, que sobreviveu.

No filme, a historia é recontada através da travesti Nem, que faz shows de dublagem, e vê a também travesti, Joy, ser morta pelos homens. Estrelam o filme os atores paulista Rodolfo Lima e pernambucano Rodrigo Porto Cavalcanti.

Antes mesmo das gravações, a produção já começou premiada. O curta foi contemplado no último edital de demanda espontânea do Fundo de Cultura do governo do Estado da Bahia. Da Alegria também ganhou menção honrosa do Cine Futuro, em 2012.