Filme brasileiro com temática LGBT é indicado ao Oscar

Cinema, Notícias
18 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

Hoje eu quero voltar sozinho (2)

O filme brasileiro indicado para concorrer a melhor filme estrangeiro no Oscar de 2015 é Hoje Eu Quero Voltar Sozinho de Daniel Ribeiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pela ministra da Cultura, Marta Suplicy na Cinemateca Brasileira em São Paulo (SP). Ao todo, 18 longas-metragens disputaram a indicação. Dos vinte filmes inscritos, dois (“Faroeste Caboclo” e “A Coleção Invisível”) não puderam concorrer por terem estreado antes da data limite estipulada pela Academia.

Os últimos filmes que representaram o Brasil na seleção aos indicados a melhor filme em língua estrangeira foram “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho (2014); “O Palhaço”, de Selton Mello (2013); “Tropa de Elite 2: o Inimigo agora é o Outro”, de José Padilha (2012); “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto (2011) e “Salve Geral”, de Sérgio Rezende (2010).

Em tempo: O filme será exibido nesta quinta-feira (18), às 20h30, na Saladearte Cinema do Museu, em Salvador. O longa integra a programação da III Mostra de Cinema da Diversidade, que começa hoje. Com entrada gratuita, durante os dois dias serão exibidos 12 filmes, entre curtas e longas.

O filme que traz no elenco nomes como Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim, retrata a história de Leonardo, um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com sua melhor amiga, Giovana, e sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

*Com informações do EBC.