Figuras chave do movimento LGBTQIA debatem Gênero em Termos Reais

Notícias
25 de novembro de 2016
por Redação

Gênero em Termos Reais é o tema do debate que acontecerá dia 25 de novembro, a partir das 19h, na Blooks Livraria, do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, com a presença de figuras chave do movimento LGBTQIA. Mediado pela transfeminista, escritora e tradutora Hailey Kaas, o debate contará com a presença do antropólogo Lucas Bulgarelli, da professora e militante feminista Ana Terra de Grammont, do jornalista e apresentador do programa Estação Plural, Fefito, de Guilherme Terrine, e da arquiteta Magô Tonhon, militante LBGT, criadora do canal Voz Trans* no YouTube.

Uma das principais pesquisadoras do campo, a escritora australiana Raewyn Connell traz em Gênero em Termos Reais, da editora nVersos, o olhar da periferia global para construir uma compreensão sobre gênero que fuja dos cânones eurocêntricos,destrinchando o modo pelo qual a globalização e a difusão da ideologia neoliberal naturalizaram a ideologia expressa na dicotomia feminino/masculino. Connell defende que, quanto mais os estudos da área avançam, mais o próprio conceito de gênero se torna obsoleto — para ela, a natureza fluida e mutável do gênero e confere à individualidade um caráter multidimensional e extrapola o que as distinções reprodutivas nos corpos determinam para a inserção do indivíduo nos processos sociais.

mesa-de-genero-flyer

GÊNERO EM TERMOS REAIS

Debatedores

Ana Terra de Grammont, 32 anos, é feminista bissexual, educadora e militante LGBTQIA. Especialista em línguas portuguesa e espanhola, atua como formadora de professores na faculdade de Letras. Mestre em ensino de Língua Portuguesa – formação de leitores, pela PUC-SP. É parte do organizativo Primavera Bissexual.

Fefito, 32 anos. O jornalista Fernando Oliveira (Fefito) é apresentador do programa Estação Plural, do Canal Brasil, colunista do portal F5, do programa Mulheres, da TV Gazeta, e titular da coluna Olá, do jornal Agora. Já trabalhou na IstoÉ Gente, Diário de São Paulo, IG e R7.

Guilherme Terreri, 25 anos, ator, performer e intérprete de Rita von Hunty, apresentador do programa Tempero Drag, grande sucesso do YouTube.

Hailey Kaas, 27 anos, é militante transfeminista e socialista, além de ser tradutora e escritora, Hayley tem se dedicado à pesquisa sobre transfeminismo, intersecionalidade, teoria queer, entre outros assuntos. É fundadora e coordenadora do site e coletivo Transfeminismo. Hailey conhece profundamente o trabalho da pesquisadora Raewyn Connell , autora de Gênero em Termo Reais, da editora nVersos.

Lucas Bulgarelli, 26 anos, é pesquisador e militante LGBT, bacharel em Direito pela USP e mestrando em Antropologia Social pela USP (PPGAS-FFLCH), com produção nos temas: militância LGBT, crise política e golpe, conservadorismos, resistências. É pesquisador do NUMAS (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença) e do COCCIX (Estudos em Corpo e Cidade), ambos da USP.

Magô Tonhon, 30 anos, é arquiteta e mestranda na Universidade de São Paulo (USP) no programa de Estudos Culturais. Criadora do canal Voz Trans* no YouTube, é militante LGBT, produtora do projeto [SSEXBBOX], trabalhou nas duas Conferências Internacionais de Gênero e Diversidade Sexual [SSEXBBOX] & Mix Brasil, e desenvolve ações pontuais para o projeto.

Sobre a nVersos
Criada em São Paulo em 2011, a nVersos Editora surgiu a proposta de atuar à luz de uma literatura do desvio, dirigindo seu foco tanto para os textos tradicionais como para os resultantes de distintas convergências. O nosso intuito é ajudar na compreensão da complexidade do mundo contemporâneo por meio de autores visionários, determinados a investigar e apresentar soluções para o desenvolvimento de capacidades interativas e atuantes.
Não por acaso, a nVersos apresenta para o mercado brasileiro o pioneiro trabalho da pesquisadora Raewyn Connell: Gênero: Uma Perspectiva Global (2105) e agora Gênero em Termos Reais. Acesse o portfólio em www.nversos.com.br.

Sobre a Blooks Livraria
A Blooks é uma dessas livrarias especiais, desses lugares para passar um bom tempo distraído entre os livros, muitos livros, discos, DVDs, além de cartazes, toy art e outras coisas que a arte da gente vai inventando. A Blooks é aconchegante, antenada e atenta. Tem espaço para trocar ideias e promover encontros e é isso que tem feito regularmente com seus clientes, amigos e parceiros. É isso que ela está fazendo ao promover o debate Gênero em Termos Reais, em sua loja do Shopping Frei Caneca, no dia 25.
https://www.facebook.com/cineecia

SERVIÇO
Debate sobre
GÊNERO EM TERMOS REAIS
dia: 25/11/2016
hora: 19h
local: Blooks Livraria
Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569, 3º Piso, 406 – Consolação, São Paulo – SP, 01307-001
(11) 3259-2291
lotação: 50 lugares