FIAC de graça na praça, na Lapa, no palácio e no teatro

Sem categoria
27 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

Nesta sexta (27), o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) terá um dia inteiro de programação gratuita. Serão cinco apresentações de teatro, dança e performance em quatro espaços da cidade, todos com entrada franca. São opções para todos os gostos, inclusive para quem quer conhecer novos gêneros artísticos.

A programação começa às 16h, com Big Bang Boom, dirigido por Michelle Moura. Em cena no Foyer do Teatro Castro Alves, três bailarinas refletem, através de seus movimentos, sobre limites e enquadramentos de espaço e tempo, do dentro e fora, do embaixo e acima, do vazio e cheio.

Em seguida, às 17h, Paradox – Baile Contemporâneo ocupa o Palácio Rio Branco. Um elenco formado por 20 bailarinos ocupa escadarias, salões, sacadas e varanda da construção em estilo neoclássico, com vista para a Baía de Todos os Santos entrelaçando dança e arquitetura, tradição e contemporaneidade, indivíduo e coletividade, particular e público, estabilidade e instabilidade, sólido e efêmero.

Em seguida, 19h, no ICBA, é hora de dançar solos em looping. Em Pout-Pourri, Marvan Carlos usa o popping (modalidade do break dance) como base para percorrer, através de movimentos variados, uma colagem de ritmos e gêneros, como pagode, arrocha, funk, kuduro. Ao mesmo tempo, Ticiana Pereira reflete sobre a imagem e do poder da mulher dentro do funk enquanto subverte os comandos das letras das músicas desse gênero musical.

Às 20h, Casulo: uma intervenção trans…volta ao seu habitat natural em apresentação única: a Estação da Lapa. O espetáculo de teatropropõe uma discussão sobre direitos humanos, identidades, diversidade, cidadania, afirmação e negação dos gêneros a partir da história de um cantor de rock viril que se apaixona por um músico. No entanto, o parceiro diz que a única forma de ter o seu amor correspondido é se o cantor se transformar em mulher.
SERVIÇO

Espetáculo:Big Bang Boom (Michelle Moura – Paraná)
Onde?Foyer do Teatro Castro Alves
Quando?27, 28 e 29/09 (sexta-feira, sábado e domingo), às 16h

Espetáculo:Paradox – Baile Contemporâneo (Leda Muhana – Bahia)
Onde?Palácio Rio Branco
Quando? 27/09 e 28/09 (sexta-feira e sábado), às 17h

Espetáculo:Pout-Pourri (Marvan Carlos – Bahia) e Censurado (Ticiana Pereira – Bahia)
Onde?ICBA
Quando? 27 e 28/09(sexta-feira e sábado), das 19h às 20h

Espetáculo:Casulo: uma intervenção trans… (Cia. Teatral Abdias Nascimento – Bahia)
Onde?Estação da Lapa
Quando?27/09 (sexta-feira), às 20h

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC
Programação completa no site www.fiacbahia.com.br