FGM retoma edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

Literatura, No Circuito
25 de agosto de 2020
por Genilson Coutinho

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça (25) a retomada do processo de avaliação do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro – Ano III, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). O objetivo do selo é incentivar a produção literária na cidade, dando espaço para novos autores e valorizando a produção local.

O processo de avaliação consiste em julgar as 112 obras enviadas pelos autores durante a fase de inscrição. A comissão avalia com notas entre 0 a 10 e as melhores são premiadas com o selo, publicadas e distribuídas em bibliotecas municipais.

Serão selecionadas oito obras, distribuídas em sete gêneros: conto, crônica, dramaturgia, literatura infantil, poesia, romance e categoria livre.

A previsão que o resultado das obras contempladas seja publicado no DOM até o dia 10 de setembro. A conclusão de todo o processo, com impressão e início da distribuição, está previsto para janeiro de 2021.

“A literatura é uma ferramenta de fundamental importância para a saúde mental das pessoas, principalmente nesse momento de isolamento social. Assim, ter novas obras no mercado literário movimenta a cadeia produtiva (autor), a economia (editora) e a cultura (o leitor)”, destaca Jane Palma, gerente de Biblioteca e Promoção à Leitura da FGM.

Distribuição – Cerca de 300 bibliotecas das escolas municipais receberão os exemplares contemplados pelo selo. As obras serão enviadas também para os demais estados brasileiros e para bibliotecas públicas baianas, para a Academia de Letras da Bahia, o Gabinete Português de Leitura e as embaixadas dos países lusófonos. 

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.