Festival Tempero no Forte celebra dez anos na Praia do Forte com muita pimenta e samba no pé

Gastronomia, No Circuito
4 de dezembro de 2015
por Genilson Coutinho
Abertura Tempero no Forte_foto Marcus Claussen

Abertura Tempero no Forte_foto Marcus Claussen

A celebração da gastronomia, da música, da arte e da cultura, tomou conta do primeiro dia da 10a edição do Festival Tempero no Forte, na noite dessa quinta-feira, 3, com as bênçãos e axé de uma envolvente apresentação artística de baianas do Litoral Norte, presenciada por baianos e turistas, que lotam a Praia do Forte nesse fim de semana que se emenda com o feriado de N. Sra. da Conceição da Praia na terça-feira, 8 de dezembro. A abertura do festival foi prestigiada pelo prefeito e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Mata de São João, Marcelo Oliveira e Alexandre Rossi, respectivamente e pelo diretor executivo da revista Prazeres da Mesa, George Schnyder. O Tempero no Forte segue até o dia 13 de dezembro, em paralelo ao Festival de Arte e Cultura, com uma intensa programação.

Símbolo do festival, a pimenta, volta a ser a vedete da vez, sendo homenageada como tema do evento, assim como acontece a cada cinco anos. “Só tenho a agradecer pelos dez anos desse projeto vitorioso que cuida e valoriza a cozinha brasileira”, comemora a idealizadora do projeto, a chef Tereza Paim. Na charmosa vila de pescadores, o samba de roda teve lugar garantido no Coreto da Vila, com o grupo cultural Espermacete, de Barra do Pojuca.

Muitos os chefs de cozinha que participarão do evento já estão por lá e se encontraram para brindar a badalação gastronômica no maior clima de alegria. Entre eles, Celso Vieira, do Pasta em Casa, estreante do festival com um prato na Risoteria; Chuca Cardoso, que estará na Companhia do Forte; e a mineira Mônica Rangel, que lançará seu livro Interpretações do Gosto, na Cozinha Show, nesta sexta-feira, 4. Também circularam na vila o chef paulista Eudes Assis, o chef do Senac, Adriano Caldas, e a titular do restaurante Sabor da Vila, Sylvana Gama, entre muitos outros.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi sem dúvida o Mesa Ao Vivo Bahia na Cozinha Show. Com curadoria da revista Prazeres da Mesa, Tereza Paim, foi a responsável pela aula show inaugural, compartilhando com o público presente o tema ‘Frutas e pimentas: produzindo geleias’, ao lado da chef Mônica Rangel, que fez uma participação especial.

Nesta sexta, as aulas ficam por conta dos chefs Gabriela e Celso Freire, pai e filha; Jesus Almeida, do Senac; Fabrício Lemos, do Amado; e Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, além do Jantar Magno no Tivoli Ecoresort – comandado pelos paranaenses Gabriela e Celso Freire, com o titular do restaurante, Rogério de Siqueira – e da degustação de vinhos na varanda do Sobrado da Vila.

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.temperonoforte.com.br