Festival Teatro de Bonecos é atração no Salvador Norte Shopping

Sem categoria
8 de agosto de 2013
por Genilson Coutinho

Engraçados… Caricatos… Bonachões… Toda estória infantil pode ganhar muito mais movimento, magia e encantamento quando são narradas com fantoches. Em um cenário montado especialmente para esta atração na Praça de Eventos, no Piso L1, com palco, luzes e pufs coloridos, o Salvador Norte Shopping apresenta a primeira edição do Festival Teatro de Bonecos. As apresentações gratuitas acontecem de 08 a 11/08 e de 15 a 18/08, sempre às 15h e 19h aos sábados e domingos e às 19h às quintas e sextas, e será um programa especial para comemorar o Dia dos Pais com toda a família.

 O evento também ajuda a difundir e criar um novo roteiro para esta arte na capital baiana. “Precisamos de boas iniciativas como essa para mostrar a cultura popular. A iniciativa abre um espaço para o teatro de bonecos em Salvador”, revela Jojô Miranda, idealizadora, diretora e atriz da Companhia Pinga Luz.

 O grupo apresentará o espetáculo A Magia dos Livros, um espetáculo de aproximadamente 40 minutos de duração que trata da importância da leitura e valores como responsabilidade, amizade, solidariedade e disciplina. Os três bonecos-personagens – Malvado (ajudante da mestra), Carol (amiga de Malvado) e Perpetua (aprendiz da mestra) – dialogam com o público e com os personagens “vivos” que são os atores fantasiados como bonecos. “O auge do espetáculo ocorre quando uma das crianças é convidada a adentrar o palco para transformar-se em um dos personagens”, comenta Jojô Miranda.

 Monteiro Lobato e Grupo Cabriola

Já a Companhia Ereotá se inspirou no livro de Monteiro Lobato para apresentar a fábula Era uma vez… O menino, o velho e o burro. Muitas aventuras e ensinamentos são narrados e mostram as diferenças entre pessoas e seus valores. Cinco atores interagem com os bonecos. Tendo a floresta como inspiração, o Ereotá também apresenta o espetáculo Marama com oito bonecos e uma fábula africana. A personagem principal é órfã e foi adotada por uma família da sua tribo. A estória retrata a importância da família, da disciplina e do amor à natureza.

 Outro velho conhecido do universo infantil, o Ursinho Pooh faz parte da apresentação da Cia de Teatro de Fantoches Los Titiriteros. Temas como respeito, amor e perdão são tratados entre os principais personagens Tigrão, Leitãozinho, Yô e Corujão em uma estória com duração prevista de 20 minutos. A mesma Companhia também apresenta o espetáculo Dança do Jacaré e Caipora e Porco no Mato. Este último, nos leva a uma aventura na floresta, com animais e temíveis caçadores com duração de 10 minutos.

 Reconhecida como uma das maiores companhias de teatro da capital baiana, a Cabriola Cia. de Teatro traz o espetáculo A História que a Manhã Contou Ao Tempo. Resgatando a tradição dos contadores de histórias, os atores assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar, a crianças e jovens de todas as idades, uma fábula de amor e (in) tolerância entre seres de espécies diferentes. 

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 08 a 11/08

 

DATA APRESENTAÇÃO HORÁRIO
08/08 Ursinho Pooh/ Dança do Jacaré/Caipora e Porco do Mato 19h
09/08 Ursinho Pooh/ Dança do Jacaré/Caipora e Porco do Mato 19h
10/08 A Magia dos Livros 15h
10/08 A Magia dos Livros 19h
11/08 Ursinho Pooh/ Dança do Jacaré/Caipora e Porco do Mato 15h
11/08 Era Uma Vez….O menino, o velho e o burro 19h

15 a 18/08

 

DATA APRESENTAÇÃO HORÁRIO
15/08 Marama 19h
16/08 A História Que A Manhã Contou ao Tempo 19h
17/08 A História Que A Manhã Contou ao Tempo 15h
17/08 Era Uma Vez….O menino, o velho e o burro 19h
18/08 A Magia dos Livros 15h
18/08 A História Que A Manhã Contou ao Tempo 19h