Música

No Circuito

Festival Novíssimos Lab acontece essa semana com show virtual da pulsante cena contemporânea da Bahia

Genilson Coutinho,
12/05/2021 | 12h05

A agitada cena baiana contemporânea é a protagonista do Festival Novíssimos Lab que acontece nos dias 7 e 8 de maio virtualmente no Youtube da Maré Produções (https://www.youtube.com/mareproducoesculturais). ClarianaCronista do MorroNara CoutoNêssaDi CerqueiraMayaJapa SystemYan Cloud e Igor Liberato formam o time que exala talento e frescor neste projeto com curadoria assinada por Fernanda Bezerra (Maré Produções) e Ênio Nogueira (Selo IXI). As apresentações acontecem obedecendo todos os protocolos de segurança.

Influentes profissionais do mercado assistirão as apresentações. Ana Garcia (Coquetel Molotov), André Vitor Brandão (Sesc Petrolina), Marta Carvalho (Festival Satélite), Michelly Mury (Casa Natura Musical), Renée Chalu (Se Rasgaum), Patrick Tor4 (Caloor Record), Alice Castiel (Projeto Concha), Gabriel Murilo (Música Mundo), Bart (Stay Black), Monique Dardenne (WME Awards), Luciana Adão (Oi Futuro), Plínio Rattes (Sesc Bahia), Anderson Foca (Festival do Sol), Gutie (Festival Rec Beat) e Ítalo Ribeiro (Febre) darão sugestões e estarão de olho em oportunidades para esta nova turma.

A ideia é criar uma rede de suporte, ativando mercados e potencializando conexões com uma rica cadeia produtiva que fomenta a indústria da música, gerando mais sustentabilidade para o setor e amplificando o alcance dos artistas. “O ‘Festival Novíssimos Labs’ chega para impulsionar uma cena extremamente criativa e potente. Para além de um festival, queremos criar conexões entre os artistas e os mercados de circulação e venda de shows. Entendendo o momento delicadíssimo que estamos vivendo, de forma coletiva, queremos construir pontes para a difusão e circulação da arte de todxs artistas envolvidos”, almeja Fernanda Bezerra.

Para Ênio Nogueira, o projeto se faz um instrumento necessário para fomentar um ecossistema rico e plural da cultura contemporânea soteropolitana. “Criando elos artísticos, potencializando negócios, trazendo visibilidade, ativando possibilidades de difusão e circulação para grandes expoentes da nossa arte.

Estimulando uma cadeia produtiva de maneira sustentável, sobretudo nesse momento pandêmico que vivemos”, explica. “Eu não tenho dúvidas de que esse impulso se torna fundamental na jornada desses Novíssimos que são o futuro presente”, afirma.

De um modo geral é sempre importante ter festivais que fomentem a música alternativa nacional. E neste contexto a oportunidade e visibilidade que o ‘Novíssimos Lab” nos dá, se torna ainda mais especial. Apresenta nosso trabalho para as pessoas justamente numa hora que estamos sem shows presenciais e com as carreiras prejudicadas”, opina Nêssa.

Desde o dia 17 de março, o time do festival vem soltando singles apoiados pelo projeto. Foram faixas que movimentaram as playlists e a imprensa nacional mostrando que os shows prometem emoções em alta voltagem.

Singles lançados:

17 de março: Não Vale A Pena Te Amar, de Igor Liberato

26 de março: Apelação de Yan Could

29 de março: Baebae de DICERQUEIRA

02 de abril: Magia de Clariana e Néctar de Maya

07 de abril: Na Maldade, Nêssa e Cronista do Morro.

22 de abril: Linda e a Preta de Nara Couto.

30 de abril: Bananeira de Japa System