Festival no TCA recebe Rosa Passos

Música, No Circuito
14 de março de 2017
por Genilson Coutinho

Entre os dias 17 e 19 de março, a Vivo e o Governo do estado da Bahia apresentam o festival Vozes do Brasil, que traz ao palco do Teatro Castro Alves o melhor da nossa música. Entre as atrações confirmadas está a cantora, compositora e violonista soteropolitana Rosa Passos, que irá realizar sua apresentação no encerramento do segundo dia. A baiana traz nesta edição as canções de Tom Jobim, um dos principais artistas representantes do movimento Bossa Nova.

Para ela, ser uma representante da música brasileira no festival é melhor ainda pela oportunidade de cantar em sua terra, “onde amo cantar”. Ela destaca ainda o que o público pode esperar da performance. “O show será lindo porque eu canto os clássicos de Tom Jobim e o meu público já conhece o estilo do meu trabalho”.

Além de Tom Jobim, Rosa também regravou músicas de Ary Barroso e Dorival Caymmi, resgatando a memória desses grandes nomes, até para os mais novos que não tiveram a oportunidade de ouvi-los. “Esses compositores sempre foram referências na minha vida e acho muito bom quando uma geração de jovens se interessa por uma música de qualidade”, revela.

Rosa Passos contabiliza em sua carreira 19 álbuns lançados. Em seu disco de estreia, ‘Curare’, ela homenageou nomes da MPB, a exemplo de Tom Jobim, Carlos Lyra e Ary Barroso. Já em seu lançamento mais recente, ‘Samba Dobrado’, ela trouxe os acordes de Djavan.

O Festival

O projeto, que tem patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, busca oferecer para o público apresentações musicais e manifestações artísticas de qualidade. Contará com shows, performances de teatro e dança, além da exposição fotográfica “Vozes da Bahia”, em homenagem aos 50 anos do TCA e aos músicos do estado. A programação do evento, que ocupará diferentes espaços do complexo do Teatro Castro Alves, contará com atrações que incluem a atriz e bailarina Ana Paula Bouzas, o pianista e maestro Ricardo Castro, a cantora e violonista Rosa Passos, o grupo Os Filhos dos Caras e o sambista Arlindo Cruz. Cada artista representará um movimento – a exemplo da Tropicália – e diferentes artistas da música brasileira, como Vinicius de Moraes, Gal Costa e Elis Regina.

Confira a programação completa abaixo:

 De 14 de março a 06 de abril

Foyer do TCA – Exposição Vozes do Brasil no TCA, das 13h às 18h

 Dia 17

Palco Esplanada

15h – Eu organizo o movimento – Ana Paula Bouzas dança A Tropicália

17h – Ballet Vip Dança Riachão

Palco Vão Livre

16h e 18h – Nove Tentativas de Amor – Ricardo Castro conta Vinicius de Moraes

Sala Principal

20h – Laila Garin e A Roda cantam Elis

21h – Os Filhos dos Caras

Dia 18

Palco Esplanada

15h – Ballet Vip Dança Riachão

17h – Eu organizo o movimento – Ana Paula Bouzas dança A Tropicália

Palco Vão Livre

16h e 18h – Aula show sobre samba chula com Roberto Mendes

Sala Principal –

20h – Tainah – um convite para ouvir Maysa

21h – Rosa Passos canta Tom Jobim

Dia 19

Palco Esplanada

15h – Eu organizo o movimento – Ana Paula Bouzas dança A Tropicália

17h – Ballet Vip Dança Riachão

Palco Vão Livre

16h e 18h – Se acaso você chegasse – Denise Correia conta Elza Soares

Sala Principal

20h – Solar – Claudia Cunha canta Gal Costa

21h – Arlindo Cruz canta Zeca Pagodinho

Serviço

O quê: Festival Vozes do Brasil

Onde: Teatro Castro Alves, Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande

Quando: 17 a 19 de março (sexta, sábado e domingo), das 13h às 23h

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia) – bilheteria do Teatro Castro Alves, nos guichês do TCA no Shopping Barra e Shopping Bela Vista e no site da ingresso rápido – https://ingressorapido.com.br