Festival Florescer de Economia Solidária convoca artistas e criadores

Sem categoria
19 de março de 2013
por Genilson Coutinho

Nos dias 6 e 7 de abril, o Jardim dos Namorados será palco do II Festival Florescer de Economia Solidária, que dará visibilidade a mais de 40 empreendimentos solidários de Salvador. Em sua segunda edição, o festival abrirá espaço para apresentação de linguagens artísticas por meio de uma convocatória para grupos culturais e criadores das mais variadas linguagens. Para participar, os interessados deverão enviar propostas de participação para o email: avante@avante.org.br até o dia 31 de março.

O II Festival Florescer contará com a participação de empreendimentos solidários de cooperativas do Calabar, Roça da Sabina e Engenho Velho da Federação atendidas pelo projeto Florescer e outros empreendimentos de Salvador e Região Metropolitana. Na oportunidade, será possível conhecer produtos criativos realizados por mulheres de diferentes comunidades que conquistam a profissionalização e desenvolvem a capacidade de gestão participando destas cooperativas. O Festival estabelece uma aproximação dos produtos de economia solidária do grande público e pela primeira vez, pretende garantir visibilidade também a criações artísticas e culturais. Maiores informações, no endereço: http://www.avante.org.br/festival-florescer-wordpress-com/.

O II Festival Florescer de Economia Solidária consiste em uma das ações do Projeto Florescer: Fortalecendo mulheres para o desenvolvimento local, da Linha de Formação para o Trabalho, da ONG Avante – Educação e Mobilização Social. O evento é realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL).

O que é Economia Solidária
A economia solidária é um sistema de produção, distribuição e consumo que favorece a construção de um ambiente colaborativo e sustentável, no qual o lucro é distribuído de forma mais equitativa entre as etapas do processo econômico. Uma das diferenças entre as economias solidária e capitalista é que a primeira favorecer o contato direto entre o produtor e o consumidor.
O movimento vem ganhando terreno no Brasil e no mundo. Um dos principais motivos do crescimento dessa forma de organização econômica é porque ela se baseia na substituição de uma relação de trabalho assalariada por uma gestão coletiva, portanto é uma alternativa ao desemprego tanto dos grandes centros urbanos quanto das áreas rurais.

Serviço
O que: Convocatória para artistas – II Festival Florescer de Economia Solidária
Quando: até dia 31/03
Onde: informações no site http://www.avante.org.br/festival-florescer-wordpress-com/. ou por email com avante@avante.org.br