Festival de Verão 2013 : Fique por dentro

Sem categoria
15 de janeiro de 2013
por Genilson Coutinho


A contagem regressiva já está acabando e amanhã, às 18h, o Parque de Exposições será aberto para a 15ª edição do Festival de Verão Salvador. No total, são R$ 20 milhões de investimentos para os quatro dias de festa, com 70 atrações musicais em quatro palcos diferentes.
O palco 15 Verões tem 600m² que receberá as atrações principais e terá projetores com capacidade de criar efeitos com variações de cor, volume e movimento. O espaço contará ainda com uma passarela semicircular para que o público fique mais perto dos artistas.
Segurança
Para que todos curtam a mistura de ritmos com tranquilidade, a Polícia Civil montou uma estrutura semelhante a de uma delegacia. Um total de 108 agentes vai se revezar em plantões.
O posto policial também vai contar com carceragens masculina e feminina e um carro- presídio. Sem revelar a quantidade, a Polícia Civil informou ainda que a equipe da 12ª Delegacia, em Itapuã, será reforçada.
Segundo o coordenador geral de segurança do festival, o coronel Valter Leite, o evento vai contar com 900 policiais militares, 70 bombeiros, 50 agentes do Juizado de Menores, 780 homens de segurança privada e 100 brigadistas de incêndio, além de agentes de trânsito.
Para os casos de furto de veículos e furto e extravio de documentos e objetos, a sugestão é registrar a ocorrência pela internet, através do site da Delegacia Digital, no seguinte endereço: www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br.
Criado no Festival de Verão 2012, o centro de comando do evento continuará oferecendo apoio na segurança com rádios controlados por GPS que podem dar as posições das patrulhas. O centro conta ainda com 12 câmeras de monitoramento na Cidade da Música.
Estacionamento
Se estiver preocupado sobre a parada do veículo, o festival vai contar com 1.500 vagas de estacionamento pré-pago. Os bilhetes já estão sendo vendidos e custam R$ 35 por dia. Eles serão trocados por adesivos que serão fixados nos carros no momento de entrada.
São duas opções de estacionamento. Um dos espaços, com 500 vagas, é gerenciado pela Well Park e tem acesso pela avenida Dorival Caymmi. O outro, sob a responsabilidade do Aeropark, fica na Avenida Paralela.
De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizio Menezes, está proibido estacionar ao longo da Avenida Paralela. “Vamos fiscalizar e multar”, avisa. Segundo ele, os motoristas podem parar na via marginal à avenida, no trecho não pavimentado.
Transporte
Menezes informou ainda que 291 microônibus do sistema complementar de transporte vão passar pelo Parque de Exposições durante o festival.
Bairros como Fazenda Grande do Retiro, Ribeira, Brotas, Paripe e IAPI terão linhas com passagem pelo parque reforçadas. A previsão é que a Transalvador divulgue hoje a lista de todas as linhas com reforço.
Acessibilidade
Para as pessoas com necessidades especiais, estão disponíveis 30 rampas de acesso e sinalizações aéreas por todo o parque. Além disso, os estacionamentos contarão com vagas especiais e três conjuntos de sanitários químicos estarão preparados para receber as pessoas com deficiência física.
Se a fome apertar, não tem problema. Para recarregar a energia estão disponíveis lanchonetes com opções variadas, sorveteria e baianas de acarajé. E, por falar em recarregar, quem quiser dar um alívio para os pés entre uma atração musical e outra pode passar no lounge. Mas não vale dormir. Ninguém quer perder a mistura.