Festival de novos dramaturgos baianos acontece em outubro no teatro Gamboa Nova

Sem categoria
30 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

Entre os dias 03 e 06 de outubro de 2013, acontece no Teatro Gamboa Nova o primeiro Festival C.I.C.L.O – Ciclo Inédito e Contemporâneo de Leituras de Obras. Foram selecionados três textos inéditos escritos por novos dramaturgos baianos, através de uma curadoria especializada. O processo de seleção foi de julho a setembro, através da internet. Foram recebidos mais de 30 textos de mais de 20 novos autores. As obras selecionadas serão encenadas em forma de leituras dramáticas dirigidas por diretores da cena teatral local.
Além disso, as peças serão lançados num livro a ser publicado nacionalmente em breve. O objetivo do festival é revelar os novos dramaturgos baianos que, por um motivo ou outro, continuam “no armário” com seus textos engavetados. E, mais do que isso, o C.I.C.L.O pretende oxigenar a cena literária no gênero dramático.
A curadoria é composta pelos diretores teatrais e autores, Cristiane Barreto, Djalma Thurler e Celso Jr. Os textos selecionados foram “A Volta de Xanduzinha”, de Denisson Palumbo, “A Saga Bordada de Có”, de Ricardo Santana e “Matador de Viados” de Uendel de Oliveira Silva. A curadoria escolheu textos de gêneros completamente diferentes, com temáticas contemporâneas.
PUBLICAÇÃO
Os três textos selecionados serão publicados pela GIOSTRI Editora, que é uma empresa especializada em dramaturgia nacional, hoje com 400 títulos em catálogo, 150 dramaturgos brasileiros publicados e com 12 livrarias especializadas em dramaturgia na região sudeste. Cada autor selecionado receberá como prêmio 10 exemplares do livro com as peças, em data ainda a ser definida.

O livro será distribuído nacionalmente e cadastrado em todas as livrarias do Brasil. O título da obra será NOVA DRAMATURGIA BAIANA.

SERVIÇO:

O que: Festival C.I.C.L.O – Ciclo Inédito e Contemporâneo de Leituras de Obras
Quando: 03 a 06 de outubro de 2013 (sendo dias 03 a 05 às 20h e dia 06 às 17h).
Onde: Teatro Gamboa Nova (Largo dos Aflitos)
Quanto: R$10 inteira e R$5 meia
Classificação Etária: 14 anos

FICHA TÉCNICA:
Realização: João Figuer, Mario Bezerra e Socorro de Maria
Direção Artística: João Figuer
Produção Executiva: Socorro de Maria
Curadoria: Celso Jr., Cristiane Barreto e Djalma Thurler
Assessoria de Imprensa: Mario Bezerra
Fotografia: Alessandra Nohvais
Identidade Visual: Clarissa Ribeiro
Publicação das Peças Selecionadas: Editora GIOSTRI