Festival de Itaparica terá shows de Gal Costa e Saulo

Música, No Circuito
15 de outubro de 2018
por Genilson Coutinho

Gal Costa, Saulo e Diamba em shows musicais, Elisa Lucinda e Jackson Costa em espetáculos onde a poesia é o centro de tudo. Além disso, atrações artísticas estaduais e locais, ocupando a bela praça Jardim dos Namorados das 14h às 02h dos dias 2, 3 e 4 de novembro. Tudo de graça, à beira da Baía de Todos os Santos, na cidade histórica de Itaparica.

 Assim será a segunda edição do FITA – Festival de Itaparica – Música & Poesia, realizado pela Prefeitura Municipal de Itaparica, através da sua Secretaria de Turismo e Cultura, que teve lançamento na tarde do dia 10/10 na sede do Instituto Sacatar, em Itaparica.  

 Na presença de representantes de instituições e comunidade locais a prefeita Marlylda Barbuda anunciou a programação e destacou a importância do FITA como produto de Itaparica, que além de dar a oportunidade de mostrar a diversidade musical e cultura l do município, resgata em seus moradores o sentimento de pertencimento.

 “É um evento que nasceu grande, e  tivemos que enfrentar e superar dificuldades para garantir a sua realização. Mas o esforço tem resultados positivos, pois o festival trouxe o sentimento de orgulho e pertencimento aos moradores da cidade”, declarou a prefeita.

 Gente da terra – A cultura e arte locais têm  espaço garantido na programação do FITA, que contará com apresentações de grupos da terra como Os Guaranis, subindo ao palco. Yulo Cezzar, curador e diretor artístico do evento, aposta na formação do pensamento crí tico através das ações do festival e aponta a importância da participação dos jovens durante a festa.

 “Assim como na edição passada, teremos um concurso de poesia produzida por alunos das 21 escolas do município. Os vencedores subirão ao palco principal para recitar as poesias. É um momento muito lindo e emocionante”, afirmou ele.

  Com a realização e o sucesso do projeto em 2017, o Festival de Itaparica recebeu o aval da prefeitura e está inserido na programação turística oficial do município, integrando o calendário festivo da cidade. Do ponto de vista institucional, o Festival reforça ainda a importância de Itaparica como centro regional de cultura, lazer e turismo, atraindo um público diverso e diferenciado, pessoas conscientes, consumidoras de produtos de qu alidade e preocupadas em preservar, conhecer e valorizar a cultura local.

A realização do Festival de Música e Poesia de Itaparica irá também movimentar a economia da cidade, trazendo benefícios para os comerciantes, com o aquecimento das vendas, para o setor de hotelaria, com a ocupação dos hotéis por turistas e visitantes, e para a comunidade, com a geração de emprego temporário, com a mão de obra local sendo absorvida para a execução de serviços diversos.

Assim, o FITA propõe fazer do município uma referência cultural da Baia de Todos os Santos, promovendo a autoestima de seus habitantes, fortalecendo a imagem de cidade turística e abrindo espaço para um nicho cada vez mais valorizado no mercado de turismo: o Turismo Cultural!