Festival da Primavera terá competição de crossfit realizada pela primeira vez

Serviços
21 de setembro de 2018
por Genilson Coutinho

A programação do Festival da Primavera 2018, que deu a largada no último dia 15 e segue até dia 30, deu um tom especial às práticas esportivas na edição deste ano. Além da Maratona Cidade de Salvador, no próximo domingo (23), o festival preparou uma surpresa para os amantes do crossfit, modalidade que tem se expandido e ganhado cada vez mais seguidores. No dia 30, acontece pela primeira vez na capital baiana o Hero Salvador, de 8h às 16h. Os exercícios de alto impacto que testam preparo físico e resistência dos atletas terão como palco o Largo do Farol da Barra. Com premiações em dinheiro e uma super estrutura, o Hero pretende chamar atenção de atletas nacionais para o festival na capital baiana.

Para Fábio Orleans, um dos organizadores do evento, empresário do ramo e praticante da modalidade há seis anos, o espaço aberto pela Prefeitura é de suma importância para divulgação e fortalecimento da modalidade. “A escolha do Farol da Barra e o apoio da Prefeitura, nos ajudando a pensar num evento e crossfit para Salvador, tem nos ajudado muito. A ideia é que ele se torne nacional, mas essa é a primeira edição com atletas de Salvador e do interior. Nosso objetivo é fortalecer o esporte, a modalidade que é nova e que vem ganhando espaço na cidade”, diz. Além da competição, serão realizados durante todo o domingo, em tendas também montadas no Farol, “aulões de experimentação” para o público que queira conhecer mais sobre o esporte.
Participam das disputas 200 atletas nas categorias RX (profissional) masculino e feminino, máster masculino (para atletas a partir de 35 anos) e a scaled masculino e feminino, que ocorre em duplas e contempla esportistas iniciantes. “Muito se fala, pouco se sabe. Vamos mostrar ao público da cidade o que é, do que se trata, para que as pessoas percebam o quanto pode ajudar na melhoria da qualidade de vida. E ao contrário do que muitos pensam, é um esporte adaptável e inclusivo, ele é para todos”, explica. O crossfit é uma metodologia de treinamento de movimentos funcionais variados, realizados em alta intensidade e que misturam ginástica olímpica, levantamento de peso, e exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta e remo).