Festival da Primavera conta com programação literária

Literatura, Música
21 de setembro de 2016
por Genilson Coutinho

Música, gastronomia, teatro, artesanato e literatura estão entre as atrações do Festival da Primavera, que está em sua 4ª edição e irá ocupar diversos espaços da capital baiana de 21 a 30 de setembro. Entre as novidades, está a presença do projeto Livres Livros, que irá compor a programação infantil no Rio Vermelho nos dias 24 e 25 (sábado e domingo), a partir das 14h e na avenida centenário na Feira da Cidade.

A Livres Livros, projeto que tem como objetivo incentivar a leitura, propõe a  troca, doação e leitura de livros através da instalação de mini bibliotecas livres em diversos pontos da cidade. No sábado, 24, será inaugurada uma nova unidade – a de nº 25 – durante o Festival da Primavera no Rio Vermelho. No final de semana, além da inauguração, a Livres Livros também estará presente com a ação “Vamos libertar poesia?”, onde poesias serão declamadas gratuitamente ao pé do ouvido do público. As atividades acontecem das 15h às 16h nos dias 24 e 25.

O Festival

Com programação cultural em diversos pontos da cidade, o Festival da Primavera acontece de 21 a 30 de setembro e irá ocupar o Rio Vermelho, o Parque da Cidade e o Centro Histórico, além da Feira da Cidade na Avenida Centenário e ações na Barra e na Avenida Professor Magalhães Neto. No final de semana de 24 e 25, além da Livres Livros, outras atrações infantis irão animar a criançada no Rio Vermelho, a exemplo do projeto Cirandando Brasil com Nairzinha e do Treinamento Funcional infantil. Para conferir a programação completa, acesse.

Livres Livros

O projeto é gratuito e reúne troca, doação e leitura de livros de diversos gêneros. Um público formado por pais e filhos, jovens e adultos prestigia diariamente as 24 mini bibliotecas espalhadas por Salvador, além de Mata de São João e em Cachoeiro do Itapemirim (ES).

De acordo com a idealizadora Raíssa Martins, o projeto tem inspiração no movimento Little Free Library, surgido nos Estados Unidos, em 2009, e que já conta com mais de 30 mil unidades em mais de 75 países. Para conhecer mais sobre a Livres Livros, acesse www.livreslivros.com.br.