Festival da Cidade começa neste final de semana em Salvador; confira a programação

Baladas, Música, No Circuito, Teatro
24 de março de 2017
por Genilson Coutinho

Espetáculo “Os pássaros de Copacabana”

Muitos são os destaques desta 5° edição do Festival da Cidade. Mas como sempre os grandes shows não podem ficar de fora da festa. No primeiro fim de semana, a programação musical está garantida no Rio Vermelho, Ribeira, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho e São Caetano.

Os shows começam no sábado (25), com a apresentação dos DJs George Ferreira e Santz, que farão uma verdadeira boate ao ar livre, no Mirante do Rio Vermelho, a partir das 18h. A Ribeira recebe, na Praça Dodô e Osmar, a dupla Juan e Ravena, o pagode do grupo Batifun e o arrocha da banda Asas Livres. Já o Largo de Santo Antônio Além do Carmo terá uma noite ao som do melhor da música instrumental da Bahia: os grupos Janela Brasileira e Chorinho Amigos da Madragoa fazem a festa para o público da região.

No domingo (26), a música volta no São Caetano, onde o forró vai animar a todos e colocar os casais para dançar e curtir ao som da banda Flor Serena, que toca em cima da Rural Elétrica em desfile feito em volta da Praça ACM. Além disso, o Pelourinho recebe o projeto “Concerto nas Igrejas”, durante a manhã do domingo, o espetáculo musical acontece na Igreja Rosário dos Pretos e quem toca é o Coral Ecumênico da Bahia.

Espaços culturais – Teatro, exposição e arte de rua também animam a cidade neste fim de semana. No Espaço Cultural da Barroquinha, o público poderá participar dos últimos dias do Festival de Grafiti Bahia de Todas as Cores (BTC). Haverá a pintura do Muro Oficial do projeto, feira de artes, batalha de Rap, apresentação do DJ Márcio SLAM, DJ Marve, DJ Kajaman e do Roça Sound. Essa é a terceira edição do BTC que chega a cidade com o tema “Colorida Cidade Viva”, um convite à apreciação da arte urbana e à valorização dos grafiteiros.

A Casa do Benin, espaço cultural localizado no Pelourinho, abre em horário especial neste fim de semana de Festival da Cidade. Quem quiser ir apreciar a exposição “Telas da Cidade” – mostra com telas do acervo do Museu da Cidade que retratam Salvador e seus encantos, ou conhecer o Acervo Permanente de Pierre Verger, pode ir ao local das 10h às 16h. Lembrando que a entrada é totalmente franca.

Para quem quer ir ao teatro há duas opções. No Teatro Gregório de Mattos, estará em cartaz a preço popular o espetáculo “O Tigre”, com apresentação no dia 25, às 19h. E na Aliança Francesa o premiado “Os pássaros de Copacabana” vai encantar o grande público, também no dia 25 ás 20h, lembrando que a entrada também é gratuita. No fim de semana ainda será possível conhecer a exposição fotográfica “Passou por aqui” que estará no Teatro Gregório de Mattos.

O Mercado Modelo não vai ficar de fora. Um dos espaços culturais mais importantes da cidade vai receber no sábado o “Encontro com Baianas”, a partir das 11h, e no domingo tem o Domingão do Mercado com Ijesax às 10h30.

Diversão para a criançada – As crianças do São Caetano irão se divertir no Circuito de Minibikes que será levado à Praça ACM pelo Movimento Salvador Vai de Bike. O circuito que recebe crianças de 2 a 7 anos e conta com monitores treinados, é o local ideal para a criançada pedalar com segurança e ficar ainda mais íntimo desse meio de transporte sustentável. O Circuito estará na praça das 8h ás 16h.

No domingo, às 14h, as mamães e os papais também podem levar os meninos e meninas para o Festival de Grafiti Bahia de Todas as Cores (BTC), que acontece no Espaço Cultural da Barroquinha. Vai ter oficina de grafiti para crianças e apresentação do Playgrude, projeto infantil comandando pelas cantoras Marcela Bellas e Tais Nader, e pelo compositor Helson Hart.