Festival 5 Minutos chega a Salvador com programação extensa

Cinema, No Circuito
19 de maio de 2014
por Genilson Coutinho

5 Minutos_Menina Lua Menino Lua_1

Já consolidado na agenda cultural da Bahia e no circuito audiovisual brasileiro, o Festival Nacional 5 Minutos, que tem sua 16ª edição expandida, chega a Salvador, fechando o ciclo de atividades por quatro cidades da Bahia. Na capital, acontece a programação artística mais extensa, a partir de 21 de maio, com quatro mostras de filmes: Competitiva, Panorama Nacional, 5 Minutinhos (para o público infantojuvenil) e uma dedicada à obra do cineasta David Cronenberg.

O Festival 5 Minutos 2014 se estende na cartografia (passou por Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Cachoeira) e no calendário baiano (com duração total de um mês de programação). Esta edição também traz algumas novidades, no que se refere às técnicas, linguagens e experimentos audiovisuais: serão notadamente exploradas as intervenções urbanas através do videomapping, videoinstalação e videoarte.

Além das intervenções multilinguagens, a programação artística conta ainda com intervenções urbanas, debates, exposição, show e cerimônia de encerramento, quando serão divulgados os vencedores da Mostra Competitiva. A programação é totalmente gratuita e vai até o dia 24 de maio, no Complexo Cultural dos Barris – inclusive em sua fachada, com experiências de videomapping.

O evento, nesta etapa, também inclui a exibição dos filmes da Mostra Competitiva em 12 espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), em Salvador (Casa da Música – Itapuã, Espaço Cultural Alagados e Centro Cultural Plataforma), Lauro de Freitas, Santo Amaro, Alagoinhas, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Valença, Mutuípe e Porto Seguro, de 21 a 23 de maio. O Festival 5 Minutos é realizado pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secult.

Mostras

Este ano, o evento traz mais um diferencial: uma mostra em homenagem ao cineasta David Cronenberg, com quatro de seus filmes que percorrem uma trajetória artística de 20 anos (1979-1999) e cujo conjunto de criações explora, notadamente, o medo humano das transformações sofridas no corpo, em diferentes contextos e relações pessoais. Serão exibidos os filmes: A Escuderia Mortal (1999), Scanners, Sua Mente Pode Destruir (1981), Videodrome – A Síndrome do Vídeo (1983) e eXistenZ (1999).

A mostra especial convive com as Competitiva, Panorama Nacional e 5 Minuutinhos, que já fazem parte da história do Festival. O 5 Minutos tradicionalmente seleciona 50 vídeos para participação na sua Mostra Competitiva, dos quais quatro serão premiados. Este ano, o valor total da premiação é de R$ 32 mil, distribuídos entre os quatro primeiros lugares, além da categoria Melhor Vídeo de Jovem Realizador, escolhido dentre os participantes que tenham até 21 anos de idade. O público das quatro cidades pode conferir este panorama de vídeos selecionados entre os 253 inscritos de diferentes partes do Brasil para esta edição.

 

Espaço democrático de difusão, o Festival 5 Minutos abre espaço para exibir, durante o evento, os vídeos não selecionados para Mostra Competitiva. Em 2014, nada menos que 162 vídeos integram a programação do Panorama Nacional. A mostra oferece um abrangente visão da atual produção brasileira em vídeo, oriunda de 57 cidades e representativa das cinco regiões brasileiras.

 

Já a 5 Minutinhos, com criações voltadas para o público infantojuvenil, apresenta sete curtas de temas e técnicas variadas, estimulando a apreciação estética no público mirim. A mostra corrobora com o caráter formativo do festival, que, através das oficinas e mesa-redonda, promove atividades voltadas para o público interessado em técnicas e fruição da linguagem audiovisual.

Oficinas

Em 2014, o festival também promoveu a Oficina de Videoclipe Mapa Musical da Bahia, nas quatro cidades-sede, para formar videoastas com foco na produção de videoclipes – produto audiovisual hoje indispensável para o setor musical contemporâneo e tão típico na iniciação de novos realizadores.

Além disso, os vídeos produzidos a partir da atividade vão representar, não apenas para os envolvidos, mas especialmente para os músicos contemplados, um importante veículo de difusão de suas obras, fundamento básico do Mapa Musical da Bahia, projeto promovido pela Coordenação de Música da FUNCEB, que é parceira nesta realização. Em cada local, a oficina ofereceu 20 vagas e as inscrições foram gratuitas.

Histórico

Criado em 1994 com o objetivo de incentivar a produção audiovisual em curto formato, o então Festival de Vídeo – A Imagem em 5 Minutos marcou a história do audiovisual baiano nos seus 16 anos de realização através da promoção de mostras compostas por vídeos que concorriam a premiações em dinheiro. Em pouco tempo cresceu e, já a partir de sua terceira edição, abriu-se a produções de outros estados, proporcionando o início de um frutífero intercâmbio entre realizadores de todo o país.

Hoje, o conceito do evento foi significativamente ampliado e, além de exibir e premiar vídeos, selecionados através de edital público, adquiriu um caráter múltiplo, baseado em dois conceitos fundamentais: de um lado a liberdade – de formatos, gêneros, técnicas e temas – e, de outro, a permanente expansão na exploração da linguagem audiovisual – seja territorial, tecnológica, de narrativas ou de suportes, incorporando a videoarte, o videomapping e a videoinstalação.

 

 

SERVIÇO

Festival Nacional 5 Minutos

 

Locais e datas

Mostra Competitiva | 50 filmes selecionados

21.05 a 23.05 – 20h

Sala Walter da Silveira

 

Mostra David Cronenberg

21.05 a 23.05 às 18h, 24.05 às 16h

Sala Walter da Silveira

 

Mostra 5 Minutinhos

24.05 – 15h

Sala Alexandre Robatto

 

Mostra Panorama Nacional

21.05 a 23.05 às 14h, 15h, 16h e 17h

Sala Alexandre Robatto

 

Intervenções Urbanas

Fachada da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Complexo Cultural dos Barris

  • 21.05 – 21h – Edgard Navarro (cineasta), Paula Carneiro (videoartista) e Edbrass Brasil (artista sonoro)
  • 22.05 – 21h – Caetano Dias (cineasta), George Neri (videoartista) e Maurício Lourenço (artista sonoro)
  • 23.05 – 21h – Fabio Rocha (cineasta), Caetano Brito (videoartista) e Jan Cathalá (artista sonoro)

Debate – 5 Minutos, um formato em expansão

Debatedores: Patrícia Moran e Pola Ribeiro

Mediador: Marcondes Dourado

23.05 – 16h

Sala Walter da Silveira

 

Debate – 50 anos do Audiovisual após o Golpe

Palestrante: Orlando Senna

Debatedores: Marcondes Dourado, Daniel Lisboa e Edgard Navarro

Mediador: Pedro Caribé

24.05 – 18h

Sala Walter da Silveira

 

Exposição Agô

Artistas Gabriel Nast e Raul Zito

10.05 a 21.06

Galeria Pierre Verger

 

Cerimônia de Premiação

24.05 – 20h

Sala Walter da Silveira

 

Show de encerramento

Tropical Selvagem

24.05 – 21h

Fachada da Biblioteca Pública do Estado da Bahia

 

Ingressos: entrada franca