Arte e Exposições

No Circuito

Festivais abertos ao público promovem homenagens ao poeta Castro Alves

Genilson Coutinho,
02/03/2020 | 16h03
Foto: Genilson Coutinho

Crianças, jovens e adultos participam do 19º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e do 6º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves que acontecem na tarde do sábado (7/3) no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras (em Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano, a 170 km de Salvador) – local onde nasceu o poeta.

Os festivais fazem parte das comemorações pelos 173 anos de nascimento do Poeta Castro Alves, a ser comemorado em 14 de março. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no PHCA (Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/BA) e/ou pelo telefone (75) 3681-1102; de segunda a quinta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No sábado (7/3) serão selecionados os cinco melhores declamadores nas categorias adulto e infantil. Os jurados analisam originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). O júri será composto por professores, historiadores, diretores de teatro, escritores e representantes da Diretoria de Museus (Dimus) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Em 14/03, além das atividades solenes realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, a programação retorna ao PHCA para as premiações dos concursos (quando os cinco primeiros colocados de cada categoria se apresentam novamente) e atrações culturais diversas (programação completa abaixo).

O evento – Uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), o evento já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas FlutuantesVozes D’África e O Navio Negreiro, entre outros. A responsável pela DIMUS, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”, acrescenta.

A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva, acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o museu que conta a história de Castro Alves e que vem realizando atividades diversas. “A cidade abraça maravilhosamente bem o evento. Outras cidades vizinhas juntam-se a nós. Passamos o ano todo preparando os festivais. Além disso, no parque desenvolvemos cursos, oficinas, palestras, ou seja, o público pode usufruir dos projetos socioeducativos permanentes e que dialogam com os ideais de Castro Alves e de valorização da comunidade. Trabalhamos para manter viva a obra de Castro Alves para que as novas gerações conheçam seus escritos e compreendam sua obra”, ressalta.

Programação:

DIA 07/03 – No Auditório Pedro Calmon (PHCA)

·      13h – 6º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves e 19º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves.

·      15h – Sarau no Parque, com Priscila Salles.

DIA 08/03 – No Auditório Pedro Calmon (PHCA)

·      16h – Apresentação do grupo teatral Frutos da Utopia, com o espetáculo infantil “Ta-ra-ra timbandos”. Texto: Mariane Bigio. Direção: Roberto Madder.

DIA 14/03

·      05h – Alvorada.

·      07h30 – Missa festiva em homenagem ao poeta Castro Alves. Na Igreja São João Batista.

·      08h30 – Chegada do 2º Passeio Ciclístico em homenagem ao poeta Castro Alves. Na Praça Castro Alves.

·      08h40 – Apresentação do Samba das Pedrinhas, do grupo de samba mirim Raízes do Amanhã e do Boi de Agemiro. Na Praça Castro Alves.

·      9h – Maratona Castro Alves.

·      10h – Premiação da maratona Castro Alves. Na Praça Castro Alves.

·      10h30 – Cortejo com Coletivo Cultural de Saubara: Samba de Roda de Raiz – As Raparigas, Caretas do Mingau, Caretas do Mandu, Caretas dos Mascarados de Saubara.

·      11h – Premiação do 19º Festival de Declamação de Poemas de Antonio de Castro Alves e 6º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antonio de Castro Alves. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).

·      14h – Apresentação do Coletivo Cultural de Saubara: Samba de Roda de Raiz – As Raparigas, Caretas do Mingau, Caretas do Mandu, Caretas dos Mascarados de Saubara. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).

·      15h – Apresentação do Grupo de Samba Mirim Raízes do Amanhã. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).

·      15h30 – Espaço aberto para as homenagens a Castro Alves. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).

·      16h – Lançamento do livro “Castro Alves – Deus, Universo, Amor e Liberdade”, de Evandro de Andrade Guerra. No Auditório Pedro Calmon (PHCA).

PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES (PHCA)

Por conta do primeiro centenário da morte de Castro Alves, em março de 1971 foi inaugurado, no lugar onde ele nasceu, o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA), numa área de 52 mil metros quadrados. O acervo convida os visitantes a mergulharem no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravatura no Brasil, através de seus poemas, informações e objetos pessoais dele e familiares. Além do museu, o parque contém um anexo com sala multimídia, auditório, biblioteca, infocentro, reserva técnica, refeitório e administrativo. Na área de Mata Nativa, os visitantes podem fazer uma trilha e visitarem o Pouso de Adelaide, o Anfiteatro, a “Cruz da Estrada”, a Fonte e o Marco da Fazenda. O público pode ainda usufruir de projetos socioeducativos e anualmente, o Parque também promove o Festival de Declamação de Poemas de Antônio Frederico de Castro Alves. O PHCA integra o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Visitação: terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

Entrada: grátis

Endereço: Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/BA.

Contato: (75) 3681-1102