Festa de Santa Bárbara terá missa campal, cortejo e música no Pelourinho

No Circuito
3 de dezembro de 2014
por Genilson Coutinho

mara

Cerca de 12 mil pessoas devem participar da tradicional Festa de Santa Bárbara, que tinge o Largo do Pelourinho de vermelho e branco na quinta-feira, 04 de dezembro. A celebração religiosa acontece durante a manhã, começando com a queima de fogos ao raiar do dia, e mais tarde com a missa campal. Santa Bárbara é lembrada como padroeira dos bombeiros e dos mercados, a sua festa é considerada um marco de resistência da fé e da cultura popular. Durante a tarde e a noite, uma programação cultural formada por 13 atrações musicais continua os festejos da data. A programação é promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Para a religião candomblé, Santa Bárbara é lembrada como Iansã ou Oyá, a rainha dos raios e trovões. Com isso, a diversidade cultural e religiosa está entre as características mais importantes da celebração. No ano de 2008, a Festa de Santa Bárbara foi decretada Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Governo do Estado.

A missa campal, que reúne anualmente milhares de fiéis, começa às 8h no Largo do Pelourinho, celebrada pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Os clarins anunciam a chegada do cortejo que carrega a imagem da Santa. Este é um momento em que devotos depositam sua fé em Santa Bárbara, aproveitando para fazer pedidos e agradecimentos. Após a cerimônia, o cortejo continua a sua caminhada até o quartel do Corpo de Bombeiros.

Samba e tradição

Após os tradicionais carurus que são servidos na data em casas e mercados populares, a segunda parte da Festa de Santa Bárbara, durante a tarde, leva a todos que permanecem no Centro Histórico diversas atrações musicais para continuar celebrando até a noite. Todas as apresentações são gratuitas.

A programação cultural começa às 13h no Largo do Pelourinho, com a apresentação de Jorginho Commancheiro. A festa continua com bastante samba, ao som do Grupo Trivial, às 15h, de Neto Balla, às 17h30, e encerrando com a cantora Juliana Ribeiro, às 20h.

Nos demais largos, toda a programação inicia às 14h30. No Largo Pedro Archanjo a festa será comandada por mulheres guerreiras do samba. Carla Lis é a primeira atração do palco, por onde ainda vão passar Rose Belo, às 17h, e Gal do Beco, às 19h30. No Largo Tereza Batista, o samba da nova geração com o grupo Anjo Bom, 14h30, e a cantora Claudya Costta, às 17h, além de Roque Bentenquê, representando a velha guarda do samba, às 19h30. E o samba de tradição marca a festa no Largo Quincas Berro D’Água, com dois dos grandes sambistas da Bahia, Firmino de Itapoan e Claudete Macedo, que se apresentam às 14h30 e às 17h. Mais tarde, às 19h30, o samba é servido na mesa do Seja Também um Sambista, movimento musical que reúne artistas do gênero para um show no estilo fundo de quintal.

Programação

FESTA DE SANTA BÁRBARA – 04 DE DEZEMBRO

 Largo do Pelourinho

08h00 – Clarins / Missa Campal

13h00 – Jorginho Commancheiro

15h00 – Grupo Trivial

17h30 – Neto Balla

20h00 – Juliana Ribeiro

Largo Pedro Archanjo

14h30 – Carla Lis

17h00 – Rose Belo

19h30 – Gal do Beco

Largo Tereza Batista

14h30 – Anjo Bom

17h00 – Claudya Costta

19h30 – Roque Bentenquê

Largo Quincas Berro D’Água

14h30 – Firmino de Itapoan

17h00 – Claudete Macedo

19h30 – Movimento Musical Seja Também um Sambista