Feira Preta 2014 abre inscrições para projetos culturais

No Circuito, Serviços
9 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

feirapreta

A organização e colaboradores do Instituto Feira Preta convoca artistas que atuem na área de música, fotografia, dança, artes plásticas, teatro e literatura a enviarem seus projetos e trabalhos para participar do processo seletivo que culminará na montagem da programação da FEIRA CULTURAL PRETA 2014, maior evento de  cultura negra da América Latina, atualmente em sua décima terceira edição, que acontece no dia 7 de dezembro de 2014, no Palácio de Convenções do Anhembi. O tema deste ano é a AFROFEST, um conceito que tem o objetivo de transformar São Paulo em pólo de produção afro-brasileira. Os projetos poderão ser enviados pelo seguinte endereço eletrônico: feirapreta2014artistico@gmail.com.

Neste ano, a Feira Preta será realizada em uma programação com início previsto para novembro, mês da Consciência Negra, no período que compreende entre os dias 1 de novembro e 7 de dezembro de 2014, com eventos acontecendo em diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, de forma conjunta. A ideia é

mapear e visibilizar a cultura negra através de uma plataforma georreferenciada espaços e manifestações culturais de matrizes africanas do Brasil e diversas partes do mundo.

A edição deste ano trabalha com quatro eixos: um calendário comemorativo ao mês da Consciência Negra com eventos e iniciativas afro-culturais programados especialmente para novembro, a City Tour com roteiro de Turismo Afro, a XIII a Edição da Feira no Anhembi, a III Edição anual do Seminário de Boas Práticas

na Produção Cultural Negra na perspectiva da economia criativa e a III a Edição do Caldeirão do Negão na Casa das Caldeiras – As Áfricas de São Paulo.

Desta forma, os trabalhos precisam estar de acordo com a temática da cultura negra, gênero e Raça, assim como seus autores, porque a proposta de convocar os artistas tem base na própria história da Feira: uma demonstração da força, riqueza e diversidade cultural da cultura negra nas suas mais diferentes cores, estilos, formas e manifestações.

A Feira Cultural Preta é uma oportunidade do artista mostrar para o mercado cultural que ele está inserido em um contexto de tendências afro-contemporâneas nas artes, além de atingir um público antenado que irá perceber verdadeiramente o valor e a emoção inserida em seu trabalho.

Durante os últimos anos, a Feira levou para seus corredores mais de 120.000 visitantes e reuniu cerca de 500 artistas de diversos estados e linguagens variadas, construindo uma experiência única para ambas as partes em termos de relação público-artista. Organize seu material e entre em contato conosco para que, juntos, possamos reafirmar nossas raízes culturais.

Visite a página do projeto no Facebook.