Feira de Santana recebe 2º Encontro de Gays no próximo domingo (2)

Genilson Coutinho,
28/11/2012 | 09h11

No próximo dia 02 de dezembro de 2012, às 15 horas, o GLICH – Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual, realizará o 2º Encontro de Gays de Feira de Santana e o 1º do Portal do Sertão. Neste encontro serão discutidos temas relacionados à violência contra pessoas não heterossexuais, relacionamentos homoafetivos e questões do trânsito de gênero do feminino para o masculino e vice versa. O Encontro pretende reunir em média 70 gays dos municípios vizinhos à Feira de Santana. O propósito é colocar nas discussões as questões das performances de gênero nos dias atuais, no qual os gays se vêem no conflito de seguir ou não o parâmetro machista normatizador que exclui aqueles e aquelas que destoam do modelo masculinizado. No encontro será problematizado este tema com a finalidade de reduzir o preconceito a discriminação em torno do gays efeminados e daqueles que escolhem transitar nos universos masculinos e femininos, sem a normatização do que é certo ou errado, além de provocar a discussão sobre essas novas identidades variantes que vem cada dia mais se fixando na nessa realidade.
O segundo tema, que não há como não discutir é a violência sofrida por cidadãos não-heterossexuais que ainda é latente na região. É preciso cada vez mais intensificar o combate contra a intolerância resultante da não aceitação da identidade de gênero e orientações sexuais das pessoas que se distanciam da hegemonia vigente. Rotineiramente, o GLICH recebe denúncias dos mais variados tipos de preconceito e de discriminação as quais vitimam lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e qualquer pessoa que não estejam enquadrados nos padrões heteronormativos vigentes. Por isso, é fundamental discutir meios de enfrentar estas violações que assolam as populações não heterossexuais da região.
O último tema para ser abordado é as relações homoafetivas, seus contornos e complexidades: como acontecem essas relações nos dias atuais envoltas de preconceitos? Como os relacionamentos se organizam, se buscam ou não semelhanças com uniões heterossexuais? Se o desejo do casamento é algo comum a todas os casais e pessoas não heterossexuais? E como acontece a prevenção das DST\AIDS e Hepatites virais nas relações consideradas estáveis? Como se dá a comunicação do casal com as famílias e amigos? São algumas das reflexões que serão abordadas nesta discussão.
As discussões terão as participações de especialistas na área e do próprio público que darão as suas opiniões sobre as temáticas abordadas, colocando em debates as diversas opiniões, permitindo olhares diversificados sobre os temas, para que ao final tenhamos resoluções de como enfrentar esses conflitos.
O II Encontro de gays acontecerá na Boate Offsina, a partir das 15 horas. Lembrando que a partir das 18 horas acontece o Primeiro Concurso de Drags Queen de Feira de Santana, Com a finalidade de enaltecer e visibilizar a cultura LGBT na cidade, estimulando essa arte entre os que lutam em não deixá-la morrer.
Salientamos que o desejo do grupo é que aconteçam encontros como esse aconteça com as outras populações, como lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Evento: II Encontro de Gays de Feira de Santana – I encontro de gays do Portal do Sertão
Local: Offsina Music Lounge – Rua Sabino silva, nº 81, Kalilândia.
Data / Horário – 02\12\12 a partir das 15horas
Contatos:
75-3221-8308
75- 9217-0944
e-mail – phabyio1@yahoo.com.br , rafaglich@yahoo.com.br